sexta-feira, 16 de agosto de 2019

PULAR O CAFÉ DA MANHA ATRAPALHA SEUS TREINOS

As modas estão sempre aí para ferrar as vidas dos mais crédulos e desavisados, como é o caso de omitir refeições e fazer jejum. Na maior parte das vezes, a refeição que mais sofre é o café da manhã. Nas aulas sobre Exercício em jejum e sobre Jejum eu explico detalhadamente os prós e contras dessas práticas e, no geral, uma das primeiras coisas que as mais pessoas mias reportam é a redução no desempenho. Apesar de ser discutível se pular o café da manhã leve a uma depleção severa das suas reservas energéticas, as evidências mostram que o corpo parece ativar um modo de preservação, diminuindo o metabolismo e tentando evitar um esgotamento energético.
Para avaliar se isso prejudicaria o desempenho de um treino de musculação, Bin Naharudin et al. (2019) colocaram homens treinados para fazer 4 séries até a fadiga de agachamento e supino tomando ou que não café da manhã. Em todos os casos, os participantes chegavam ao laboratório após 10 horas de jejum, mas em uma situação tomavam apenas água e em outra ingeriam pão, manteiga, geleia, barra de cereal e suco de laranja (para uns terroristas, isso deve ser quase uma tentativa de homicídio). Depois de duas horas, eles faziam 4 séries máximas de agachamento e 4 de supino com 90% da carga de 10RM. De acordo com os resultados, houve perda de 15% na performance do agachamento e 6% no supino, ou seja, o treino rendeu menos! Ah, vale lembrar que tem um estudo mostrando que pular o café da manhã reduz o desempenho mesmo quando o exercício é feito no final da tarde (Clayton et al., 2015)
Então, pensa bem, além de não ter benefícios em relação a uma alimentação equilibrada e ter malefícios em relação ao metabolismo e ao sistema endócrino (conforme explico nas aulas em www.aulas.paulogentil.com) ainda tem o problema de prejudicar sua performance nos treinos. Sabe o que é mais incrível? Ainda tem gente que recomenda!
Sim, vai ter mimim, deve ter gente falando que jejum é vida, aumenta a energia, o Prêmio Nobel defende jejum e talvez imbecilidades ainda maiores. Mas... fazer o que? Tem até gente falando que a Terra é plana!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Bin Naharudin MN, Yusof A, Shaw H, Stockton M, Clayton DJ, James LJ. Breakfast Omission Reduces Subsequent Resistance Exercise Performance. J Strength Cond Res. 2019 Jul;33(7):1766-1772.
Clayton DJ, Barutcu A, Machin C, Stensel DJ, James LJ. Effect of Breakfast Omission on Energy Intake and Evening Exercise Performance. Med Sci Sports Exerc. 2015 Dec;47(12):2645-52. doi: 10.1249/MSS.0000000000000702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário