sexta-feira, 16 de agosto de 2019

HIIT AJUDA A COMBATER OS MALES DA HIPERTENSÃO

Treino intervalado como remédio para hipertensão
O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) tem se mostrado eficiente não apenas para pessoas saudáveis, mas também para vários problemas de saúde. Temos estudos em andamento com diabéticos e hipertensos, por exemplo. E agora, alguém pode se arrepiar e pensar “como assim HIIT para hipertensos?”. Isso mesmo! Antes de explicar, vou citar um estudo que usou modelo de ratos para testar a questão. Nele, os animais hipertensos faziam contínuo (36 minutos a 70% da velocidade máxima) ou HIIT (6 tiros de 3 minutos a 90% dessa velocidade com intervalos de 3 minutos a 50%), 5 vezes por semana, por 8 semanas. Ao final os dois tipos reduziram a fibrose no coração, pressão arterial de repouso, frequência cardíaca de repouso e a deterioração dos túbulos transversos. O treino também promoveu aumento da massa do ventrículo esquerdo e fez com que as fibras se contraíssem e relaxassem mais e mais rápido.
.
Como vocês viram nas aulas de HIIT (em www.aulas.paulogentil.com) esse o estudo usou um HIIT longo, o que é mais intenso e “agressivo”. Pesquisas do nosso grupo, no entanto, mostram que o HIIT curto pode ser até mais seguro que o contínuo. O que estamos fazendo agora é ver se os resultados serão similares em termos de benefícios.
.
O conhecimento é algo libertador. Aprendemos que podemos ajudar muita gente e também aprendemos a termos menos medo e mais possibilidades de agir ao adequar os protocolos para minimizar os risco e aumentar os benefícios.
.
Mais um exemplo de como o exercício pode ajudar a mudar vidas!! Lembrando que falarei sobre o uso do exercício para pessoas doenças em Belo Horizonte, dia 17/8 (https://www.lfceventos.com.br/…/curso-de-avaliacao-e-prescr…) e que esse é o tema que trato na pós graduação do Instituto Valorize, além das aulas em www.aulas.paulogentil.com.
.
(Paulo Gentil)
Krzesiak et al. (2019). High-intensity intermittent training is as effective as moderate continuous training, and not deleterious, in cardiomyocyte remodeling of hypertensive rats. J Appl Physiol (1985). 2019 Apr 1;126(4):903-915. doi: 10.1152/japplphysiol.00131.2018. Epub 2019 Jan 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário