sexta-feira, 23 de agosto de 2019

MAIS BENEFICIOS DO EXERCÍCIO NO CANCER

É amplamente conhecido que o câncer e seu tratamento são associados a diversos problemas morfológicos e funcionais, como capacidade física, massa muscular, massa gorda, massa óssea, imunidade, etc. No entanto, existem outras alterações que são menos comentadas, por exemplo, existem evidências de que 75% dos sobreviventes de câncer relatam problema cognitivos. Por outro lado, existem evidências de que o exercício melhore a função cognitiva em pessoas de diferentes idades e em diferentes situações clínicas, incluindo pessoas com câncer.
.
Como o treino intervalado de alta intensidade promove diversas melhoras que podem estar associadas à cognição, um grupo de pesquisadores decidiu ver se ele também seria interessante em pacientes com câncer. No estudo de Northey et al. (2019) mulheres sobreviventes de câncer de mama foram dividiras em 3 grupos, por 12 semanas. Moderado (20min a 50-65% do VO2pico), intervalado (7 tiros de 30s com 2min de recuperação ativa, intensidade para atingir 90% da frequência cardíaca máxima no quarto tiro) ou controle.
.
Os resultados revelaram que o treino intervalado era particularmente eficiente em trazer melhoras cognitivas. Mais ainda, trouxe melhoras em diversos parâmetros funcionais e de saúde e, o melhor de tudo, com alta aderência e sem efeitos colaterais, levando os autores a sugerir que tal modelo seja seguro e eficiente para essa população.
.
Me diga se isso não é apaixonante!? Mais um estudo interessante mostrando que o exercício pode trazer muitos benefícios além do esperado e em campos pouco conhecidos. Mais um exemplo do exercício mudando vidas!!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Northey JM, Pumpa KL, Quinlan C, Ikin A, Toohey K, Smee DJ, Rattray B. Cognition in breast cancer survivors: A pilot study of interval and continuous exercise. J Sci Med Sport. 2019 May;22(5):580-585. doi: 10.1016/j.jsams.2018.11.026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário