quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

A liberação miofascial é uma técnica que visa melhorar o funcionamento da capacidade elástica muscular. .
Consiste em massagear a musculatura a fim de aumentar a maleabilidade do tecido, "dissolvendo" os pontos de tensões. Assim a FASCIA (tecido conjuntivo) exerce suas propriedades com maior eficiência.
.
Trabalhos interessantes foram publicados e demostraram a sua eficiência. Dos benefícios já relatados pela ciência temos :
- aumento na amplitude do movimento e assim maior capacidade de trabalho nos treinos de força e hipertrofia - Correções de padrões de movimentos compensatórios (através dos trilhos anatômicos)
- melhoria na dor crônica - diminuição de DIMT (dor muscular de início tardio) o que favorece a recuperação 
Como fazer ?

Comece com massagens superficiais com equipamentos de densidades mais moles como bolas de tênis e o foam roller mais maleável. Em seguida, utilize utensílios mais rígidos como sticks, bolas de lacrosse e o foam roller mais duro para ir mais profundo na massagem. Nesse momento você identificará pontos de tensões. Tente dissolve-los!

Faça por alguns minutos e tenha como foco a musculatura que utilizará no treino. Caso tenha mais tempo, pode estender para os músculos acessórios e estabilizadores. A liberação pode ser feita antes e depois do treino, todos os dias. Porém se o objetivo do treino for ganhos hipertroficos, realize apenas no pré-treino.

Dessa maneira, é uma alternativa barata, prática e simples para quem almeja melhorar o desempenho no treinamento e até mesmo tratar quadros de dores crônicas. Vale ressaltar que gestantes e indivíduos em situações especiais precisam procurar profissionais especializados para averiguar se podem realizar a técnica da liberação ou não.

RAFA RIBEIRO

Referências

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/26618062/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/25968853/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/26592233/

Livros : - "The tensional network of de human body"
- " Anatomy trans".
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário