quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

REFLEXOES

Apesar da estética não ser, nem de perto, o objetivo mais importante e nobre da prática de exercício, sempre vale refletir sobre alguns pontos...
Pesquisadores se dedicam a fornecer respostas que possam ajudar pessoas a compreender fenômenos e/ou melhorar suas vidas. Em todas as áreas da Saúde quando se propõem alternativas melhores, isso é bem recebido, mas entre a galera da maromba existe um comportamento estranho de querer estar sempre certo e nunca mudar o que se faz, mesmo que isso seja comprovadamente ineficiente e perigoso. Pior ainda, ficam com raiva das pessoas que trazem informações que poderiam lhes ajudar. Enfim, nossa função é estudar, pesquisar e informar. Quem quiser aceitar, tudo bem. Quem não quiser, tudo bem também. Só não precisa retrucar sem ter qualquer elemento além de pedir nudes.
.
Um artigo é feito com observação de um fenômeno em um ambiente controlado. São pessoas reais fazendo exercícios reais, dietas reais e tendo medidos seus resultados reais . Tomamos vários cuidados para assegurar, na medida do possível, que os resultados sejam frutos das interavenções aplicadas. Já os nos shapes, você não sabe o que está por trás! Ou seja, uma pessoa pode ter uma ótima genética, se encher de bomba, fazer um treino meia boca, dieta tosca e mesmo assim apresentar imagens lindas e atribui-las, mentirosamente, às suas intervenções. Por isso, a Ciência está aí, para nos livrar das enganações de trapaceiros.
.
Então, galera, se você vir alguém tendo resultados totalmente fora do que dizem os estudos, é mais fácil ser um trapaceiro do que um gênio auto-didata. E, na boa, não devemos ter receio de falar abertamente isso! Até porque essas pessoas não têm nenhum pudor em questionar sua competência profissional caso você não tenha brincado de alquimista com o próprio corpo. Em sua célebre frase, Martin Luther King fala que “o que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.”. Portanto, não confunda humildade com covardia e tampouco conivência!
.
E, convenhamos, né? Não sei se já falei isso 😉, mas a estética não é, nem de perto, o objetivo mais importante e nobre da prática de exercício!!
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário