quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PRECISAMOS FAZER MUITOS ABDOMINAIS?

Certa vez, quando eu ainda dava aula de personal, estava na academia esperando uma aluna e fiquei observando uma aula de ginástica, estavam todos fazendo abdominais, vários deles! Alguns que eu nem sonhava que existia. Minha aluna chegou, fui treiná-la, era dia de inferiores e o treino inteiro demorou cerca de 25 minutos para finalizar, e na sala de ginástica ainda estavam fazendo abdominais! Aí eu pergunto, pra que?

Bom, já sabemos que dificilmente alguém “queimará" a capa de gordura da barriga fazendo abdominal, então será que realizar um volume tão grande de exercícios poderá trazer algum benefício?

A resposta é não! Na verdade é mais fácil prejudicar.

Apesar dos músculos do abdômen possuírem uma composição muscular predominantemente de fibras lentas (aquelas com pouco poder de hipertrofia e que são mais resistentes), um elevado número de repetições não fará diferença estética significativa. Para o abdômen ficar definido é necessário ter pouca gordura na região abdominal e também ter uma morfologia da parede do abdômen peculiar. Os famosos “gominhos" serão mais aparentes em pessoas que tem a intersecção tendínea (região que separa um gomo do outro) mais aprofundada. Isso é uma característica que não conseguimos mudar com o treino.

Mas podemos tentar hipertrofiar o abdômen, entretanto não é fazendo milhares de abdominais que conseguiremos os melhores resultados. Na maioria das vezes isolar essa musculatura é dispensável, mas quando realmente queremos treinar tal músculo com finalidade estética, precisamos utilizar um volume de treino e carga similar ao que usamos com outros grupamentos musculares. Ou seja, 3-6 séries com mais intensidade (usando sobrecarga) e apenas 1-2 vezes na semana já são suficientes.

O excesso de exercícios abdominais (flexão da coluna) pode levar ao desgaste prematuro dos discos intervertebrais e gerar dores de coluna no futuro. Então cuidado com os excessos! .

#BrunoFischer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário