quinta-feira, 4 de outubro de 2018

FAÇA HIIT MAS FAÇA DIREITO


Sou pesquisador, professor universitário, orientador de Mestrado e Doutorado. Além disso, atendo em um hospital público e sou sócio de uma academia (Academia Ma...lhart). Ou seja, vivo conectando Ciência e prática, o que não é um bicho de sete cabeças. Veja o caso do HIIT. Roy et al. (2018) testaram o uso de HIIT no Mundo real. Os participantes podiam optar por atividades tradicionais (≥30 minutos de atividade moderada na maioria, senão todos, dias da semana) ou HIIT (3 tiros ≤30seg com percepção de esforço ≥8, na escala 0-10 ou 80-90% da frequência cardíaca máxima). De cara, 41% optaram por fazer HIIT, o que já desafia a ideia que ninguém quer se submeter ao esforço. E olha que o programa envolvia treinos com sprints, uma das formas mais sofridas. Ao final de 12 meses, a retenção foi de 70% para o HIIT e 67% para as recomendações tradicionais, no entanto, o prazer em fazer atividade física foi maior no grupo que fez HIIT.
A análise de todos os participantes, mostrou que os resultados de composição corporal e performance foram similares nos grupos. No entanto, apenas 23,1% fizeram HIIT como deveriam. Agora parte interessante, a análise separada deles, revelou que houve maior perda de peso e de gordura na região abdominal, além de melhoras mais evidentes no metabolismo de glicose. Ou seja, muita gente escolhe HIIT, não há grande desistência e, dentre os que fazem de verdade, os resultados são bons!
Para quem acha que 70% de permanência e 23,1% de adesão espontânea, mesmo sem supervisão é pouca coisa, lembre que apenas 4% dos alunos de academia permanecem por um ano e, quem vive nesse Mundo, sabe que apenas uma pequena fração desses treinam 4% sério! Ou seja, HIIT foi bom bagarai!
Finalizo como alguém que fez vários estudos sobre HIIT, alguns em laboratório alguns com treinamento em ambiente real, além de ser um praticante e prescrever bastante. Existem diversas formas possíveis de fazer HIIT, se você souber adequar e variar, você conseguirá trazer excelentes resultados para seus alunos! Isso é o que mostra a prática e isso é o que confirma a Ciência. Enfim, para o HIIT dar certo é simples: o profissionais precisa prescrever direito e o aluno precisa fazer direito!
(Paulo Gentil)
Roy M, Williams SM, Brown RC, Meredith-Jones KA, Osborne H, Jospe M, Taylor RW. High-Intensity Interval Training in the Real World: Outcomes from a 12-Month Intervention in Overweight Adults. Med Sci Sports Exerc. 2018 Sep;50(9):1818-1826. doi: 10.1249/MSS.0000000000001642.

Nenhum comentário:

Postar um comentário