quinta-feira, 18 de outubro de 2018

REDUZIR CARBOIDRATO PODE ATRAPALHAR DESEMPENHO DE ATLETAS?

Tem muita gente baixando a ingestão de carboidratos sem compreender as consequências dessa prática. Esquecem, por exemplo, que os carboidratos são uma important...e fonte de energia para atividades de alta intensidade e sua restrição pode, portanto, afetar a performance! Por exemplo, Souglis et al. (2013) compararam o desempenho de jogadores de futebol após passarem por 3,5 dias de dietas isocalóricas ricas (8g/kg) ou pobres (3g/kg) em carboidratos. Uma partida foi jogada em cada situação, com um time em cada dieta. Os resultados demonstraram que a distância média coberta pelos jogadores foi maior durante as dietas ricas em carboidratos (9,38 vs 8,08 km) e, mais importante, os times que comiam menos carbos sempre perdiam a partida!
Alguns estudos até mostram que a restrição de carboidratos não prejudica o tempo até a fadiga em atividades de baixa intensidade e nem a força máxima em curto prazo, pois elas usam outras fontes que não são dependentes do carbo. Mas vários mostram prejuízos nas atividades repetidas de alta intensidades (como a maior parte das modalidades da academia), pois são justamente elas que precisam de carboidratos. E não estou discutindo “eu sinto”, pois, mesmo que a pessoa se sinta bem comendo pouco carbo, ela ainda vai funcionar com um combustível mais lento. Simples, assim!
Só para lembrar que ninguém está falando para se encher de carboidratos, já que a ideia não é quanto mais, melhor! Tampouco está se falando para comer carboidratos ruins!! Aliás, os próprios autores do estudo observam que é importante selecionar adequadamente o tipo de carboidratos a ser ingerido, e que recomendam cautela para não se adotar uma ingestão excessiva de carboidratos por muito tempo.
Enfim, reduzir carboidratos pode ser uma boa opção com objetivos específicos, mas devemos entender para que e para quem, seus custos e seus benefícios. Além disso, lembre-se que a dieta deve ser adequada ao seu estilo de vida e às suas características individuais. Ah, e reparem bem que não estou falando em low-carb e sim de reduções dentro das margens saudáveis.
PS: alguém poderia levar meu Vasco para um rodízio de pizza??
(Paulo Gentil)
Souglis AG, Chryssanthopoulos CI, Travlos AK, Zorzou AE, Gissis IT, Papadopoulos CN, Sotiropoulos AA. The effect of high vs. low carbohydrate diets on distances covered in soccer. Strength Cond Res. 2013 Aug;27(8):2235-47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário