quinta-feira, 4 de outubro de 2018

DESCANSOS NO TREINO INTERVALADO

O treinamento intervalado de sprint (popularmente chamado de SIT), envolve esforços máximos de curta duração com descansos que normalmente ficam em 8 vezes o te...mpo do tiro (por exemplo, 30 segundos por 4 minutos de descanso). O tiro deve ser feito na maior intensidade possível, ok! Mas e a recuperação? Deve ser ativa (em movimento) ou passiva (parado)? Vamos lá!
No exercício intenso, o sangue, que normalmente é direcionado para os órgãos, é redistribuído para os músculos, que passam a receber a maior parte sangue circulante. Mas, quando o exercício é interrompido, ele volta os órgãos rapidamente, o que pode causar desconfortos, como aquele nós nas tripa após os tiros, sabe? Outra fonte comum de mal-estar é a acidose, já que os exercícios intensos geram a liberação de vários metabólitos, o que está associado a ocorrência de náuseas e vômitos. Outra alteração dos exercícios intensos são as variações de pressão, com elevação durante sua realização seguidas por quedas bruscas na sua interrupção, por isso algumas pessoas reportam tonturas. Enfim, aí estão as explicações para algumas sensações após os sprints. Para evita-las o recomendado é não parar bruscamente, pois assim o retorno do sangue é mais gradual, a remoção de metabólitos mais rápida e a pressão terá quedas menos bruscas. Mas o custo disso é que a recuperação das reservas energéticas será mais lenta, o que pode prejudicar o desemprenho. E agora, qual seria a saída?
Minha sugestão é simples. Em vez de para de uma vez, a recuperação de maneira bem leve, até que os sintomas se amenizem. Depois disso, pode parar, caso queria.
Apenas uma observação é que não há evidências de que a interrupção brusca poderia ser perigosa, ao menos para maior parte das pessoas. Aliás, nós paramos bruscamente após esforços intensos a todo momento, como acontece em esportes coletivos (futebol, handebol, basquete, etc.) ou mesmo em nossas vidas, já que não seria muito prático ficar trotando após atravessar uma rua ou dentro de um ônibus após correr para não perde-lo.
Ajudou? Algumas informações sobre isso estão no meu livro "Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas" (informações em www.PauloGentil.com).
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário