quinta-feira, 4 de outubro de 2018

DIETAS RADICAIS PODEM ATÉ ENGORDAR?

Acredita-se que, para emagrecer, basta comer menos e/ou se exercitar mais, pois assim causamos balanço calórico negativo e, com isso, conseguimos induzir a perd...a de peso. Mas como explicar as pessoas passando fome e se matando que não emagrecem? Será que elas estão mentindo ou há alguma coisa por trás disso?
Em um estudo antigo intitulado “Resistência ao emagrecimento: adaptação ou ilusão”, Miller & Parsonage (1975) estudaram 29 mulheres que não emagreciam, mesmo internadas e recebendo quantidades controladas de comida! Os pesquisadores se questionaram se elas realmente tinham algum problema ou simplesmente conseguiam burlar as regras e comiam mais do que deveriam. Para isso, elas ficavam trancadas em uma casa de campo por 3 semanas e recebiam uma dieta de 1.500 kcal/dia, as bagagens eram fiscalizadas e elas não podiam se afastar da casa sem supervisão.
Ao final, 9 não perderam peso ou perderam menos de 1kg, ou seja, 20 delas não estavam emagrecendo porque não estavam seguindo a dieta. Aí pode-se dizer que, então, as intervenções tradicionais podem funcionar para uma pessoa e não para outra. Talvez, mas a questão é que, mesmo em quem emagreceu, a redução foi de, no máximo 3kg. O que não é muito para alguém com 39% que ficou praticamente encarcerada! Aliás, teve gente que engordou fazendo dieta!
O motivo dos resultados inexistentes ou insatisfatórios, parece ser porque as intervenções agressivas baixam o metabolismo e causam resistência ao emagrecimento. No entanto, o tempo que isso leva para ocorrer e a magnitude dessa queda variará entre indivíduos. Ou seja, não é bom para ninguém, mas para alguns é pior ainda!
Então duas dicas para quem faz dieta restritiva e não emagrece 1) coloque a mão na consciência e siga a dieta, de verdade 2) faça alguma atividade física que eleve o metabolismo, o que não é aeróbio de baixa intensidade, muito menos em jejum… quem pensou em treinos intervalados e musculação em alta intensidade ganhou uma estrela! E mais três estrelas vão para quem sabe que dieta restritiva e atividades intensas devem ser prescritas e acompanhadas por Nutricionistas e Profissionais de Educação Física, respectivamente.
(Paulo Gentil)
Miller DS, Parsonage S. Resistance to slimming: adaptation or illusion? Lancet. 1975 Apr 5;1(7910):773-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário