segunda-feira, 9 de julho de 2018

OCLUSAO VASCULAR- MANGUITO X ISOMETRIA


O método de #oclusãovascular com esfigmomanômetro ou aparelho específico (também conhecido como #KaatsuTraining) consiste em realizar os exercícios de #Musculação com este implemento ao redor do ponto mais proximal dos membros (superiores ou inferiores) sendo que este terá uma pressão previamente determinada para obstruir parcialmente a passagem de sangue, essa condição de hipóxia eleva o estresse metabólico que é um dos possíveis fatores desencadeadores de hipertrofia muscular. Este método tem se mostrado eficiente para o aumento da massa muscular mesmo utilizando cargas muito baixas. Uma alternativa possível a esse método é o uso de isometria ao longo da série para elevar o estresse metabólico, mas a dúvida é: a magnitude dos efeitos são semelhantes a utilização da oclusão vascular com manguito?
.
Para responder essa pergunta Meister e cols (2016) comparam os efeitos do método de oclusão vascular com uso do esfigmomanômetro versus o uso da isometria. No caso da isometria, foi realizada uma pausa (5s) ao final da fase concêntrica de cada repetição (conforme demonstrado no vídeo da postagem). Nos dois métodos foram realizadas de 8 a 12 repetições com  carga equivalente 20% de 1RM e 30s de intervalo entre as séries. A #hipertrofia foi avaliada por um aparelho de ultrassom. O estudo teve a duração de 10 semanas.
.
Os resultados mostraram que os dois métodos foram capazes de promover hipertrofia sem diferença entre eles. Ou seja, o treinamento de oclusão vascular adaptada com isometria se mostrou tão eficiente quanto o treinamento de oclusão vascular com uso do esfigmomanômetro no aumento da massa muscular. Dessa forma, as duas técnicas podem ser utilizadas. Parece que o grande diferencial da utilização da oclusão Vascular com esfigmomanômetro está na utilização do mesmo na reabilitação e em pessoas debilitadas (Barbalho et al, 2017). No próximo final de semana estarei em Londrina tratando justamente desse tema. Inscrições com @prommofiteventos
.
@rodolfo_raiol

Nenhum comentário:

Postar um comentário