sexta-feira, 20 de julho de 2018

DOR NO OMBRO?

Queixas de dor no ombro são rotineiras em praticantes de treino de força. A síndrome do impacto (veja no vídeo) é a mais comum entre elas, conhecida inclusive em roda de fisioterapeuta como a síndrome do supineiro. -
--
A falta de mobilidade, força\estabilidade da cintura escapular, assim como excesso de uso, estão entre as causas mais comuns. Porém, arrisco a dizer que talvez a baixa mobilidade e o excesso de uso sejam as causas mais frequentes em indivíduos adultos. Explico:
-
Conforme estudo publicado em 2004, exercícios multiarticulares (supino, desenvolvimento etc.) foram mais eficientes na melhora do desempenho muscular do conjunto do manguito rotador do que exercícios isolados (aqueles exercícios clássicos no elástico que estamos acostumados a ver), isto é, indivíduos que realizam treino de força já treinam esses músculos e, por isso, déficit de força provavelmente não é.
-
Agora faça um teste: peça a um marombeiro para fazer um agachamento com as mãos acima da cabeça e diga a ele que não pode deixar os braços cair para frente durante o movimento. Pode ter certeza que a grande maioria vai deixar o braço cair para frente, ou seja, baixa mobilidade da cintura escapular! Realizar exercícios de mobilidade como os do segundo vídeo em forma de aquecimento é uma maneira simples de melhorar a mobilidade e consequentemente reduzir e evitar as dores no ombro.
-
Por último e mais óbvio: NÃO dá para fazer 24 séries para ombro! E muito menos treinar na segunda peito e tríceps, na terça costas e bíceps e na quarta ombro, pois dessa maneira você estará treinando ombro todos os dias! Tá com preguiça de realizar os exercícios de mobilidade? Só pare de treinar dessa maneira e reduza o volume de treino que garanto que a dor irá reduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário