quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DIFICULDADES EM GANHAR FORÇA, VEJA COMO RESOLVER

Uma equipe de peso e um trabalho grandioso! O grupo de pesquisadores composto por Rodolfo Raiol e Matheus Barbalho, de Belém, Mikel Izquierdo, da Espanha, James... Steele e James Fisher, da Inglaterra e eu! A amostra foi composta por 376 idosas, um dos maiores estudos feitos com essa população!
Tivemos dois objetivos: 1) comparar protocolos de musculação de alto e baixo volume e 2) avaliar a prevalência de “não respondedoras”. Com relação ao objetivo 1 é comum acharmos que ao aumentar a quantidade exercícios, os resultados aumentarão. E testamos isso não apenas na força, mas também na caminhada, flexibilidade, circunferência de cintura, resistência muscular localizada, etc. O resultado? Não há vantagem em aumentar o volume! Ou seja, uma dose baixa feita apenas uma vez por semana resolve!
Mas talvez o mais importante seja a análise das “não respondedoras”. Percebemos que não houve sequer uma das 376 participantes que não se beneficiou do treino. Todas ganharam força e apenas uma não diminuiu a circunferência de cintura!! Você pode estar pensando que já viu várias idosas treinando e nem sempre as viu emagrecer ou ficarem mais fortes, também já viu pessoas dizendo que é preciso colocar doses maiores de treino em idosos... O que fizemos de diferente para operar esse milagre? Intensidade!! Isso aí, conforme já havíamos sugerido antes (Gentil et al., 2017), o que beneficia mesmo o idoso é treinar com esforços elevados, o que pode ser obtido por cargas altas, velocidades altas, treinos até a falha, etc. Vamos colocar os vovôs para treinar sério, pessoal!! Obviamente que o protocolo vai depender de características individuais, mas aí é dever do profissional saber aliar eficiência com segurança (não o dos que seguem blogueiras, claro).
Os James Steele e Fisher estarão no Brasil para discutir aspectos importantes junto com outros grandes nomes, em uma oportunidade única de obter o que há de melhor na Ciência aliada à prática! Os eventos ocorrerão em Goiânia (começando hoje - http://conbrace.org.br/pt/programacao.minicursos.php# -
curso número 15) Recife (16/9 - http://www.paulogentil.com/?page_id=313), São Paulo (18/11 - http://www.paulogentil.com/?page_id=343) e Florianópolis (19/11! – http://www.paulogentil.com/?page_id=354)!
(Paulo Gentil)
Gentil P, Steele J, Fisher J. Why intensity is not a bad word - Benefits and practical aspects of high effort resistance training to the older. Clin Nutr 2017 Oct;36(5):1454-1455. doi: 10.1016/j.clnu.2017.05.024. Epub 2017 May 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário