quarta-feira, 4 de outubro de 2017

MELHOR TREINO PARA SEU TIPO FISICO



Os somatotipos foram descritos por Heath & Carter na década de 1960, seguindo uma proposta anterior de Sheldon, e possuem três componentes: ectomorfia (associad...o à magreza), mesomorfia (associado à muscularidade) e endomorfia (associado à gordura). A definição desses componentes se dá basicamente por medidas antropométricas, ou seja, são componentes altamente mutáveis. Se você passar um tempo sem fazer exercício e se alimentando mal, seu componente de endomorfia (que depende das dobras cutâneas) vai subir. Se você adoecer e perder muito peso seu componente de ectomorfia (que é uma relação entre peso e altura) se tornará mais evidente. Por outro lado, se você entrar na pegada moduladora-hadcore-fikagrande-adaptogênica, o componente de mesomorfia, que é influenciado pelas circunferências, vai lá para cima. O que quero dizer com isso? Que você não pode ser rotulado pelo seu somatotipo. Mais adequado do que dizer que alguém é endomorfo, por exemplo, é dizer que ele está com o componente de endomorfia acentuado. Então, esqueça essa falácia de que existe um treino específico para cada somatotipo.
Posso ir até mais fundo, pois o que poderia dar respostas mais precisas seria seu perfil genético. Fui pesquisador nessa área por muitos anos, com alguns artigos publicados e citado no Mapa do Genoma Humano Associado à Performance (quem quiser conferir, busca no Pubmed). O que descobrimos depois de muitas pesquisas é que não há um determinismo genético. A epigenética nos revelou que fatores ambientais podem não mudar seu gene, mas mudam a forma como eles se comportam. Por exemplo, você pode até ter genes que aumentem sua possibilidade de ser obeso, mas se você se alimentar e exercitar adequadamente, promoverá mudanças que dificultarão que esses genes se manifestem e, mais interessante, essas modificações serão transmitidas para seus descendentes.
Então, percebam que rotular pessoas com o intuito de elaborar programas não faz nenhum sentido, nem do ponto de vista somatotípico, nem genético. A dica que dou é: elabore intervenções pensando no que você quer ser e não se limitando ao que você é. Treino bom é treino bom!
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário