domingo, 10 de setembro de 2017

COMO EMAGRECER NA MUSCULAÇÃO?

Já é sabido que treinos intensos garantem bons resultados. Ou seja, antes de se preocupar com super métodos, botinha, legging, regata mostrando o mamilo, glúten... free e o escambal se preocupem em treinar máximo! Ao fazer isso você garante ganhos de força e hipertrofia em todos os tipos de fibras, independente de fazer muitas ou poucas repetições. No entanto, fica a dúvida para adaptações específicas, por exemplo, se você quer emagrecer, qual o melhor? Tradicionalmente somos levados a crer que treinos longos e de alto gasto energético são os melhores para emagrecimento. Tipo aqueles treinos longos que nos deixam suados e prontos para mandar aquela selfie marota com hashtags filosófico-motivacionais do tipo #tápago, #morri, #mortacomfarofa, #friteiobacon, #derretiamanteiga #estoreiahemorroida, #foramseaspregas, #*virouQ e por aí vai.
Mas se pensarmos que o emagrecimento ocorre após o treino e não necessariamente na hora do treino, sair morto pode não dizer muita coisa (vejam mais no meu livro de Emagrecimento, informações em www.PauloGentil.com). Quem testou isso de uma maneira linda foi o italiano Antonio Paoli ao comparar um treino de 32 séries (8 exercícios feitos com 4x8-12 reps) e um de apenas 7 séries (2 séries de supino, 2 de puxada, mais 3 de leg press, feitos com pausa-descanso). Essa pausa-descanso é fazer uma série de 6 repetições máximas, descansar 20” e tentar de novo, depois descansar mais 20” e tentar mais uma. Tudo bem que vai dar 1-2 repetições, mas tem que tentar! Paoli, Bianco e cia avaliaram o que acontece no metabolismo nas 22 horas que seguem esses treinos. Apesar do treino tradicional ser bem mais longo, os resultados mostraram que após o treino curto, os participantes (que eram treinados!) estavam gastando mais energia em repouso, e o melhor, tinham direcionado seu metabolismo para gastar mais gordura! Doideira, né? Ou seja, mesmo para o emagrecimento, intensidade parece ser vital, bem mais do que o volume!! E você aí passando horas na academia?
Por essas e por outras você precisa vir assistir Paoli em Recife, no dia 16/9 (informações com @marquinhoslins).
(Paulo Gentil)
Paoli A, Moro T, Marcolin G, Neri M, Bianco A, Palma A, Grimaldi K. High-Intensity Interval Resistance Training (HIRT) influences resting energy expenditure and respiratory ratio in non-dieting individuals. J Transl Med. 2012 Nov 24;10:237.

Nenhum comentário:

Postar um comentário