domingo, 10 de setembro de 2017

O QUE TOMAR PARA EMAGRECER?

Eita pergunta chata! Por não resistir a esses olhinhos de Gato do Shrek, muita gente acaba recomendando uma dessas porcarias quaisquer, por crer nas benesses do... efeito placebo. Será?
Tippens et al. (2014) dividiram 114 obesos com síndrome metabólica em 3 grupos: 1) recebia placebo e acreditava que tomava um suplemento para perda de peso; 2) recebia placebo e acreditava que tinha 50% de chance de ser suplemento ou 3) não recebia nada. Ao final das 12 semanas, todos tiveram a mesma perda de peso e mudanças nos fatores de risco cardiometabólico. A adesão às mudanças no padrão de atividade física e dietéticas não foi diferente entre os grupos, ou seja, tomar algo não melhorava os hábitos, no entanto, os iludidos acreditavam menos em si mesmos e achavam que os resultados seriam devido ao suplemento. Inclusive, ao longo do estudo, os que não tomavam nada diminuíam sua crença no suplemento e os que tomavam placebo se tornavam cada vez mais crentes. Para melhorar, as pessoas que mais acreditavam em suplementos eram as que perdiam menos peso e quem tomou placebo reportou 20 vezes mais efeitos colaterais como dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais, além de náusea, taquicardia, boca seca, ansiedade, acne, perda de memória... Ou seja, tomar o comprimido foi uma bela bosta!!
As pessoas não precisam ser enganadas, disso nossos políticos e blogueiro(a)s já cuidam muito bem! As pessoas precisam ser educadas. Elas precisam entender que são responsáveis por suas escolhas e que suas escolhas têm consequências. Elas precisam entender que emagrecimento é um processo de dentro para fora, que envolve mudança de hábitos, adaptações e escolhas. Isso não significa que as pessoas que possuem dificuldade em emagrecer são fracassadas incompetentes. Longe disso. A próprio dificuldade de aderir a dieta é algo a ser investigada e tem relação com parâmetros fisiológicos/psicológicos. Mesmo nesses casos, não é saudável acreditar em pílulas mágicas e sim buscar as causas reais do problema. Então, a reposta aos que perguntam “o que tomar para emagrecer” seria: “ATITUDE! Tome uma atitude”. Ah, e tomar atitude não é contratar life coach, caceta!
(Paulo Gentil)
Tippens KM, Purnell JQ, Gregory WL, Connelly E, Hanes D, Oken B, Calabrese C. Expectancy, Self-Efficacy, and Placebo Effect of a Sham Supplement for Weight Loss in Obese Adults. J Evid Based Complementary Altern Med. 2014 Jul;19(3):181-188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário