domingo, 10 de setembro de 2017

EXERCICIOS X ALIMENTAÇÃO RUIM

Existem profissões que não podem viver separadas. Esse é o caso da Nutrição e Educação Física, na minha opinião! Por isso não faz muito sentido perguntar: “qual... é mais importante, dieta ou exercício?”. Vou aqui falar sobre um estudo nesse campo e espero não ser mal interpretado.
Em um estudo intitulado “Treinamento de alta intensidade: pode ele te proteger de uma dieta fast food?”, pesquisadores canadenses pegaram um grupo de jovens e os fizeram comer exclusivamente no McDonald’s por 14 dias. Para tentar minimizar os danos, os participantes também fizeram HIIT (Duval et al., 2017). A surpresa foi que, para os parâmetros analisados (gordura corporal, pressão arterial, lipidemia, insulina, glicose, enzimas hepáticas...), não houve nenhuma repercussão negativa quando o pé-na-jaca foi acompanhado de HIIT, algo que não aconteceu nos estudos similares feitos com aeróbio contínuo! Agora vem o medo de ser mal interpretado. Não quer dizer que você estará livre de todos os males se fizer HIIT, até porque o estudo foi curto e há diversos fatores que não foram analisados, como perfil inflamatório, alterações gastrointestinais, etc. Mas o estudo nos faz refletir até que ponto vale disputar “exercício x dieta”, pois quem quiser usar referências selecionadas para puxar a sardinha para seu lado, conseguirá.
Para mim, uma coisa bacana do estudo foi ir além do que todo mundo já sabe. Todo mundo já sabe que é essencial combinar exercício e dieta. No entanto, existem momentos da nossa vida que um deles nos escapa (você pode se lesionar e não treinar bem ou pode fazer uma viagem e não ter condições de se alimentar bem). No entanto, nesses momentos de crise, que devem ser exceções, tente pelo menos segurar uma das pontas, pois isso pode minimizar o estrago. Está difícil comer bem? Mantenha o foco no exercício! Está complicado se exercitar? Segura a onda na dieta! Mas o melhor mesmo é fazer tudo certo. Lembre-se que minimizar danos é diferente de ter bons resultados!
PS: Por isso que todos nossos simpósios internacionais têm os nutricionistas mais tops em Recife (16/9 - http://www.paulogentil.com/?page_id=313 / Marquinhos Lins), São Paulo (18/11 - http://www.paulogentil.com/?page_id=343 / Instituto Cefisa) e Florianópolis (19/11 - http://www.paulogentil.com/?page_id=354 / LFC Eventos)!
PS: não há qualquer referência ou indício que o estudo tenha sido patrocinado por alguma rede de fast food.
(Paulo Gentil)
Duval C, Rouillier MA, Rabasa-Lhoret R, Karelis AD. High Intensity Exercise: Can It Protect You from A Fast Food Diet? Nutrients. 2017 Aug 26;9(9). pii: E943. doi: 10.3390/nu9090943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário