domingo, 10 de setembro de 2017

TREINO DE HIPERTROFIA PARA QUEM ESTA COMENDO POUCO OU COM DORES ARTICULARES



Em posts anteriores tenho reforçado que treinos máximos têm desfechos similares, independente de pegar muito ou pouco peso. Mas precisamos fazer um parêntese, a...pesar de desfechos similares, diferentes tipos de treino percorrem diferentes vias fisiológicas. Por exemplo, os tensionais vão gerar mais estresse mecânico, os metabólicos mais depleção de glicogênio, etc (Gentil, 2014). Saber isso é importante para ajustar o treino a cada situação. Por exemplo, imagina que seu nutricionista optou por uma estratégia que gere diminuição das reservas de glicogênio (restrições de carbo, restrições calóricas severas, etc). Como o glicogênio é o combustível necessário para você manter os esforços relativamente longos e/ou repetidos após recuperação incompleta (tipo 3x10 com intervalo de 1 minuto), o treino metabólico pode ficar comprometido... então a solução seria trabalhar com outra forma de combustível, com séries mais curtas, ênfase na fase excêntrica e/ou intervalos longos. Por exemplo, 4-6 repetições e intervalos de 3 minutos.
Quer ver outro exemplo? Imagina que você vem treinando com muita carga e suas articulações e tendões começaram a reclamar. Você não quer deixar de ter resultados, mas também não quer viver com dor. A opção seria diminuir a carga, aumentar a quantidade de repetições e descansar menos entre as séries. Tipo 15-20 repetições com intervalos de 45-60”. Com a fadiga, a carga cairá muito de uma série para outra e você conseguirá bons estímulos para os músculos sem sobrecarregar suas articulações, com a vantagem de que o estrese metabólico ainda favorece a incorporação de colágeno nos seus tendões!
Viu aí? Duas dicas simples para continuar tendo resultados em situações que potencialmente são adversas! Mais informações podem ser vistas no livro “Bases científicas do treinamento de hipertrofia” e nos meus cursos online (busquem na minha página cujo link está na minha foto de capa). Ah, e estou preparando material inédito para os Simpósios de Recife (16/9 - Marquinhos Lins), São Paulo (18/11 - Instituto Cefisa) e Florianópolis (19/11 - LFC Eventos). Aparece lá e verá grandes pesquisadores dando informações que enriquecerão muito seus estudos e seu trabalho!
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário