quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PRA SAÚDE, MUSCULAÇÃO OU HIIT?

Os efeitos do treinamento intervalado de sprint (aqueles que você faz o exercício na maior intensidade possível e depois descansa por bastante tempo) no metabol...ismo tem chamado a atenção por serem iguais ou melhores do que os obtidos em atividades longas e de baixa intensidade. Isso tem o tornado especialmente atraente para pessoas com problemas metabólicos, como os diabéticos, por melhorar a captação de glicose e tomar pouco tempo.
.
Mas aí vem o pepino... dar tiros máximos não é muito fácil e tampouco muito legal de se fazer! Além disso, é preciso algum equipamento diferenciado, já que correr na rua nem sempre é viável e as bicicletas ergométricas comuns perdem a tensão quando se aumenta velocidade. Então, surgiu a ideia de ver se a musculação traria efeitos similares, já que ela também pode envolver esforços máximos. Para testar isso Tong et al. (2017) fizeram um estudo com 3 situações: controle, musculação e tiros. Para manter a ideia de tomar pouco tempo, a musculação envolveu apenas uma série em 9 exercícios. Eram feitas 10 repetições com o tempo 2020 e descanso de 1 minuto entre cada exercício. O treino de sprint foi o clássico 4 tiros máximos de 30 segundos com 4 minutos de intervalo. No final, cada treino durou 14 minutos. Pouco tempo, né?
.
O melhor foram os resultados. As análises revelaram que os níveis de glicose permaneceram mais baixos nas 12 horas após ambos os casos, e ambos melhoraram o resultado no teste de tolerância à glicose. Além disso, a musculação também manteve os níveis de insulina mais baixos por 12 horas, o que não houve com os sprints. Olha que bacana, a nossa abordagem de dose mínima com treinos curtos e intensos que trouxemos em um estudo com idosos (Fisher et al., 2017) também se mostra eficiente para melhorar o metabolismo de glicose. Aquela boa e velha máxima: menos pode ser mais!

Ah, se é melhor fazer musculação ou HIIT? A decisão é sua! Só não esqueça de fazer bem feito!
(Paulo Gentil)
Fisher JP, Steele J, Gentil P, Giessing J, Westcott WL. A minimal dose approach to resistance training for the older adult; the prophylactic for aging. Exp Gerontol. 2017 Sep 28;99:80-86. doi: 10.1016/j.exger.2017.09.012. [Epub ahead of print]
Tong TK, Kong Z, Shi X, Shi Q. Comparable Effects of Brief Resistance Exercise and Isotime Sprint Interval Exercise on Glucose Homeostasis in Men. J Diabetes Res. 2017;2017:8083738.

Nenhum comentário:

Postar um comentário