sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ACIDO URICO

Ácido úrico (AUR) é formado principalmente no fígado e é um indicador de falha no mecanismo de geração ou utilização de energia. Sua característica física está relacionada com danos nos vasos, redução na vasodilatação e seu acúmulo nas cartilagens aumenta a inflamação local, causando a “gota”. Comumente associamos seu aumento ao consumo das purinas, derivadas dos metabolismo principalmente das carnes. Na maioria das vezes é pouco eficaz porque esse não é o mecanismo principal de aumento do AUR.
.
1. ÁLCOOL: O comprometimento do metabolismo dos carboidratos no fígado pelo consumo alcoólico faz com que gastemos muito do nosso ATP (adenosina-TRI-fosfato), fazendo-nos extrair energia também do ADP (adenosina-DI-fosfato), formando o AMP (adenosina-MONO-fosfato). Uma vez formado o AMP, não há como convertê-lo em ADP, e assim, AMP estimula a formação do AUR. O ATP é a nossa principal fonte de energia e pode ser renovado, após dar origem ao ADP por via do metabolismo aeróbio ou da Creatina
.
2. AÇÚCAR E FRUTOSE INDUSTRIAL: açúcar, xarope de milho rico em frutose além de aumentar triglicerídeos, estimulam o metabolismo das hipoxantinas, também aumentando ácido úrico. Isso não se mostra relevante com consumo de frutas.
.
3. Deficiências de vitaminas e minerais que regulem o metabolismo de energia também são coadjuvantes no processo
.
4. Falta de exercício, por não estimular o metabolismo de regeneração do ATP, também pode facilitar o quadro.
.
5. Dietas muito pobres em carboidrato podem comprometer a regeneração de ATP no fígado, causando distúrbio energético, assim como exercício em excesso com falta de energia, pode desequilibrar esse mecanismo. Mas essa hipótese é rara e com baixa evidência.
.
Resumindo: Não precisa morrer de medo da carne, mas certifique-se de estar comendo quantidades adequadas de carne, carboidratos saudáveis, vitaminas e minerais, faça exercício bem planejado e não seja um resmungão. E certifique-se de não ser um pé de cana e não coma açúcar. A vida já é doce o suficiente... Você que é azedo!
FELIPE NASSAU
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário