quinta-feira, 10 de agosto de 2017

DOR LOMBAR? TREINE SUAS PERNAS

A dor lombar é queixa recorrente entre a maioria das pessoas que conheço, principalmente entre os corredores. Horas após, ou até mesmo durante a corrida, aparece aquela dorzinha chata, como se o corredor tivesse carregando uma Telefunken nas costas.
As maiores causas dessas dores são:
Baixa atividade extensora, instabilidade lombar, falta de mobilidade de quadril, amortecimento de impacto ruim, encurtamentos ou sobrepeso.
Nunca fui um grande admirador das corridas. Quando tinha uns 6/7 anos e morava no Rio de Janeiro, participei de algumas por lá, mas nunca tomei gosto pelo esporte. Acho que minha relação com a musculação é de vidas passadas.
Hoje, como Prof. de Educação Física, atendo corredores recreativos que se queixam de dores na lombar. Portanto, aprendi a utilizar o TR como aliado no tratamento, fazendo o óbvio, fortalecendo os músculos importantes (CORE e Membros Inferiores).
.
👨🏻‍🏭- Preciso fortalecer as pernas também, Andrezão?
Sim, Tobias. Tenha certeza!
Semana passada, Cai e colaboradores publicaram um estudo que comparou os efeitos de alguns exercícios em 84 corredores recreativos com DOR LOMBAR CRÔNICA. Os exercícios escolhidos foram:
•Extensão de quadril
•Exercícios de estabilização
•Exercícios para membros inferiores
RESULTADO: Após 8 semanas, concluíram que treinar os membros inferiores seria extremamente importante para tratar corredores recreativos com dor lombar crônica, devido seus efeitos na melhoria da capacidade de corrida, marcha e extensão de joelho.
.
Acredito que ajustar a planilha de treino com exercícios específicos para perna, região lombar e alongamentos, seria a grande sacada no tratamento.
Portanto, amigos, nunca pulem o treino de perna.

professor Andre Queiroz
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário