sexta-feira, 18 de agosto de 2017

CRIANÇAS E ADOLESCENTES PODEM FAZER MUSCULAÇÃO?


Assunto polêmico né? Especialmente quando observamos que diversas academias impedem que crianças e até adolescentes utilizem o espaço da musculação.
Diversos estudos foram publicados nos últimos anos apoiando a prática de musculação em crianças, adolescentes ou em qualquer faixa etária. Vários benefícios são relatados, enquanto raramente são identificados efeitos deletérios nessa população.
Principais benefícios:
➠ Aumento da força e resistência muscular;
➠ Melhora do desempenho esportivo;
➠ Prevenção de lesões nos esportes/atividades recreativas;
➠ Reabilitação de lesões;
➠ Melhora da composição corporal (especialmente redução da gordura corporal) podendo dessa forma prevenir e tratar a obesidade infantil;
➠ Aumento da densidade mineral óssea;
Abaixo transcrevo o trecho final de uma revisão de literatura publicada sobre esse tema:
"A literatura atual não condena a prática do treinamento de força por crianças e adolescentes, desde que algumas regras de segurança sejam seguidas, como liberação médica, instrução adequada de profissional qualificado e aumento progressivo da intensidade do treino. Ao mesmo tempo, vários estudos fornecem resultados consistentes que suportam os benefícios do treinamento intenso e regular nessa população. Melhoria da coordenação motora, da composição corporal (aumento da massa magra e redução da gordura) e aumento da densidade óssea são resultados amplamente documentados, especialmente quando o início da atividade acontece de forma precoce. Pode-se, portanto, concluir que o treinamento de força é uma prática segura e saudável para crianças e adolescentes.” (Barbieri e Zaccagni, 2013)
Então a musculação tá liberada pra molecada ok!? Ah, não estou dizendo que musculação é melhor do que outros esportes ou atividades mais lúdicas, mas pode ser uma opção ou atividade complementar. 😉
#BrunoFischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário