quarta-feira, 12 de julho de 2017

NOVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO E HIPERTROFIA

Paulo Gentil
Proteína é importante! Não vou falar hoje da importância de se alimentar adequadamente ou tampouco da falta de necessidade de se tomar suplementos. Hoje vou com...partilhar com vocês um estudo curioso feito por um dos maiores grupos do Mundo, o do Van Loon. Curte a viagem... os pesquisadores já tinham verificado que comer proteínas de cabeça para baixo gera menor taxa de aparecimento de aminoácidos no sangue do que comer sentado. Curioso, mas nada prático, pois desconheço muita gente que resolva tomar seu shake brincando de morcego. Mas se a posição deitada gerar o mesmo prejuízo, aí a pegada é outra! Pense no pessoal que deita após a refeição ou, mais importante ainda, pacientes hospitalizados que geralmente permanecem deitados durante e após a alimentação. Para testar a hipótese, Holwerda et al. (2017) colocaram homens jovens para ingerir 20g de proteínas deitados ou sentados em posição ereta e avaliaram o esvaziamento gástrico, digestão das proteínas e absorção de aminoácidos nas 5 horas seguintes.
Os resultados revelaram que houve uma tendência do pico de insulina ser maior e os níveis de glicose menores na posição sentada. Já os níveis de aminoácidos no sangue, especialmente a leucina, foram maiores para posição sentada. A taxa total de aparição da leucina nas 5 horas foi 15% menor para a posição deitada. Segundo os autores, tais reduções podem causar prejuízo no anabolismo já que a aparição de aminoácidos é um fator importante para a resposta anabólica à refeição. A explicação parece estar no esvaziamento gástrico, que foi 23% mais lenta quando se estava deitado.
Resgatando o que foi falado no começo, essa informação pode ser importante para quem combate atrofia em pessoas acamadas, pois elas normalmente recebem comida na posição deitada. Mas também pode ser de alguma relevância para os marombas não irem deitar lodo após suas refeições anabólicas! Viu ae galera da minha querida Baheeeaaa! Nada de rede pós-whey . Sempre bom saber, né?
(Paulo Gentil)
Holwerda AM, Lenaerts K, Bierau J, Wodzig WKWH, van Loon LJC. Food ingestion in an upright sitting position increases postprandial amino acid availability when compared with food ingestion in a lying down position. Appl Physiol Nutr Metab. 2017 Jul;42(7):738-743.

Nenhum comentário:

Postar um comentário