quarta-feira, 26 de julho de 2017

AGACHAMENTO FRONTAL E TRADICIONAL

rodolfo_raiol
Agachamento frontal ou o tradicional com a barra nas costas... Qual utilizar?
.
É óbvio que não é a mesma coisa, embora se analisarmos o gráfico a esquerda da foto da postagem, retirado do estudo de Gullett et al, (2009), percebemos que a atividade eletromiográfica dos músculos envolvidos é praticamente a mesma tanto no agachamento frontal quanto no tradicional.
.
No entanto, Fazendo uma análise Biomecânica na figura a direita no post, notamos uma diferença considerável entre os exercícios. No agachamento frontal os braços de resistência são praticamente iguais (em relação ao joelho e quadril) porém no agachamento tradicional o braço de resistência em relação a articulação do quadril é bem maior que a o braço de resistência em relação a articulação do joelho. Isso quer dizer que os músculos extensores do quadril, como o glúteo, tendem a sofrerem maior sobrecarga no exercício (o que é bom para hipertrofia).
.
Notem também o posicionamento do tronco (coluna), é bem diferentes também entre os exercícios.
.
Então apesar da ativação elétrica ser semelhante, a execução, os torques e a dificuldade imposta as musculaturas acabam sendo bem diferentes entre os exercícios. Até porque maiores respostas eletromiográficas não implicam em maior recrutamento muscular e nem em maiores respostas em hipertrofia muscular (Vigotsky et al, 2015).
.
Sendo assim, parece ser diferente realizar o agachamento frontal e o tradicional, para um melhor ajuste dos exercícios durante o treinamento é imprescindível o acompanhamento de um profissional de Educação Física capacitado.
.
@rodolfo_raiol

Nenhum comentário:

Postar um comentário