quarta-feira, 12 de julho de 2017

ABDOMEN

4 erros que as pessoas cometem quando o assunto é ABDÔMEN:

1. Associar às contrações musculares do abdômen a queima de gordura localizada sendo que não há. A oxidação de gordura é um processo sistêmico e não se dá através de estímulos locais.

2. Acreditar que os abdominais auxiliam no emagrecimento. Kordi e cols (2015) dividiram 40 mulheres com sobrepeso e obesidade em dois grupos: Dieta e Dieta + Exercícios Abs. Resultado: Os dois grupos tiveram redução do perímetro da cintura e espessura da gordura abdominal, porém não houve diferença entre os grupos.

3. Achar que o abdômen é dividido em supra e infra, direcionar exercícios específicos para cada região e fracionar em dias separados aumentando exacerbadamente o volume do treino. Clark e cols (2003) não observaram diferenças significativas na ativação muscular da porção inferior e superior em 6 diferentes exercícios.

4. Dar ênfase a músculos superficiais e não fortalecer músculos profundos.
Um interessante estudo conduzido por Soriano e cols (2014), evidenciou que a técnica de Stomach Vacuum diminuiu o perímetro da cintura sem alterar o índice de massa corporal. Ou seja, o transverso do abdômen mais forte pode influenciar na redução do perímetro da cintura, já que este músculo tem importante função estabilizadora e de contenção da parede abdominal.

Os exercícios abdominais podem ser feitos em várias posições e em diversos ângulos para contemplar todos seus movimentos feixes musculares com objetivo de FORTALECIMENTO e NÃO EMAGRECIMENTO. Deve-se
compreender que um movimento de flexão combinado com rotação (abdominal oblíquo), por exemplo, ativa as porções supra, infra e oblíqua, inviabiliza o fracionamento em dias separados e dispensa a inclusão de uma porrada de exercício na mesma sessão. O volume exacerbado e a falta de recuperação entre sessões de treino trará prejuízos curto/médio/longo prazo. Lembre-se, abdômen se constrói na dieta! Procure um nutricionista!


Luciano LOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário