quarta-feira, 26 de julho de 2017

HIIT PARA HIPERTENSOS



O trabalho em alta intensidade está em alta, principalmente devido aos seus efeitos na melhora da capacidade física e na redução de gordura. Mas tem uma coisa q...ue pouca gente sabe! A inspiração para os trabalhos de alta intensidade começou com o tratamento de doentes. Segundo relatos, o médico alemão Hans Reindell usava trabalhos intervalados para tratar pacientes com problemas cardíacos há quase 100 anos. Um dos seus discípulos era o treinador Woldemar Gerschler, que aplicou os conceitos em Rudolf Harbig e, com isso, bateu o recorde mundial na corrida de 800m. Daí a história segue por vários atletas até chegar nos tempos modernos, em que o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) virou febre no mundo fitness. Esse pouco de história é para entender que a ideia que HIIT seja perigoso ou contra-indicado para pessoas com doença não é apenas um erro técnico, mas um erro histórico! Recentemente, vários pesquisadores resgataram o uso terapêutico do HIIT, inclusive em hipertensos e alguns trabalhos bem legais têm vindo da Espanha.
Recentemente, Ramirez‑Jimenez et al. (2017) compararam os efeitos hipotensores de um protocolo de HIIT (4 tiros de 4 minutos a 90% da frequência cardíaca máxima com descansos de 3 minutos a 70%), um de contínuo (~53 minutos a 60%) ou repouso. Os participantes eram pessoas com média de 55 anos e síndrome metabólica, sendo que alguns tinham hipertensão e outros não. De acordo com os resultados, as medições de pressão arterial nas 14 horas que seguem o exercício não foram diferentes entre pessoas com pressão normal. No entanto, para os hipertensos, a pressão sistólica ficou mais baixa após o HIIT do que após o exercício moderado e o repouso. Ou seja, parece que o HIIT é mais eficaz em controlar a pressão justamente nas pessoas que precisam: os hipertensos!
Lembre-se que as alterações de pressão arterial estão entre as principais causas de morte do Mundo e quase metase da população brasileira sofre de pressão alta. Portanto, usar adequadamente o HIIT pode ajudar muita gente em coisas que realmente importam!
(Paulo Gentil)
Ramirez-Jimenez M, Morales-Palomo F, Pallares JG, Mora-Rodriguez R, Ortega JF. Ambulatory blood pressure response to a bout of HIIT in metabolic syndrome patients. Eur J Appl Physiol. 2017 Jul;117(7):1403-1411.

Nenhum comentário:

Postar um comentário