quarta-feira, 26 de julho de 2017

HIIT E MUSCULAÇÃO

Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um ótimo método de treino! Se feito adequadamente, o HIIT vai consumir menos tempo e ainda trazer mais resu...ltado que os treinos “convencionais”. Mas para dar certo, ele deve ser bem estruturado e executado, tanto que os resultados insatisfatórios vistos com HIIT normalmente estão associados com a falta de controle.
Um exemplo vem de um estudo do nosso grupo cujo objetivo foi investigar se mulheres teriam prejuízo nos ganhos de força se fizessem HIIT junto com a musculação. O HIIT foi feito na bike com tiros de 1 minuto por 1 de intervalo e intensidade entre 9 e 10, numa escala de 0 a 10 de percepção subjetiva de esforço. Sabe o que aconteceu? Não houve prejuízo nos ganhos de força, mas também não houve emagrecimento! Tudo bem que não houve controle alimentar, mas nada de emagrecimento é sacanagem, né?
A provável causa disso é o quanto cada um “acha” que está treinando intenso! Intensidade máxima, significa chegar à exaustão. Mas o que vemos são pessoas fazendo tiros “máximos” e tirando selfies, fazendo lives e o escambal! Sabemos que nem todo tiro precisa ser máximo, mas se a proposta inicial for essa (como no nosso estudo), qualquer coisa diferente disso trará resultados decepcionantes. Mesmo quando o HIIT não for máximo, é importante trabalhar com marcadores objetivos de intensidade (potência, velocidade, carga, frequência cardíaca, etc.), senão vai ser tiro no escuro. Portanto, avalie e controle! Estabeleça marcadores objetivos e siga-os em seus treinos. HIIT é foda! Mas desde que bem feito.
E sobre a pergunta inicial, a combinação pacífica entre HIIT e musculação parece depender da intensidade, quanto mais você puxar a intensidade de um, menos sobrará para fazer o outro. Simples assim! Se fizer meia boca não atrapalha, mas também não ajuda muito! Para quem está interessado em saber mais, deem uma olhada na minha agenda de cursos e no meu livro de Emagrecimento (tudo no www.PauloGentil.com)! Nosso estudo (High intensity interval training does not impair strength gains in response to resistance training in premenopausal women) pode ser lido na minha página!
(Paulo Gentil)
Gentil P, de Lira CAB, Filho SGC, La Scala Teixeira CV, Steele J, Fisher J, Carneiro JA, Campos MH. High intensity interval training does not impair strength gains in response to resistance training in premenopausal women. Eur J Appl Physiol. 2017 Jun;117(6):1257-1265.

Nenhum comentário:

Postar um comentário