sexta-feira, 9 de junho de 2017

WHEY PROTEIN PARTE 2

Semana passada escrevi um post explicando as diferenças dos tipos de whey protein (concentrado, isolado e hidrolisado) e hoje vou falar sobre uma das principais mentiras criadas pela indústria de suplemento e propagada por diversos vendedores, marombeiros e até nutricionistas!

WHEY HIDROLISADO É O MELHOR, POIS É ABSORVIDO MAIS RÁPIDO E COM ISSO É MELHOR APROVEITADO NA “JANELA ANABÓLICA”! Graças à essa mentira vemos diversas pessoas ao final do treino correndo para tomar shake proteico, a fim de aproveitar a tal janela anabólica. E pior, gastam muito mais dinheiro em whey hidrolisado (que muitas vezes é quase o dobro do preço) pois falaram que ele é absorvido mais rápido.

Mas a ciência mostra que isso NÃO acontece! Garnet et al. (2004) concluíram que whey isolado e hidrolisado tiveram a mesma velocidade de esvaziamento gástrico, aumentando de forma similar as concentrações plasmáticas de aminoácidos totais, essenciais e BCAA’s! Mas pior mesmo foi um estudo que mostrou que o whey hidrolisado proporcionou MENORES concentrações plasmáticas desses mesmos aminoácidos citados, quando comparado com whey isolado (Fanfield et al. 2009). Vixe, deu ruim para o whey hidrolisado hein?

Agora na boa, o mais importante é entender que definitivamente NÃO precisamos ingerir proteína imediatamente após o treino, pois essa tal janela anabólica simplesmente não existe! Estudos mostram que ingerir proteína 1h após o treino possui o mesmo impacto na síntese proteica que 3h após (Rasmussen et al. 2000), também mostram que 24 após o treino nossas fibras musculares ainda estão bastante sensíveis para captar melhor proteínas (Burd et al. 2011) e mesmo 48h após o treino esse processo ainda permanece bem elevado (Phillips et al. 1997)! Para finalizar posso parafrasear uma metanálise que concluiu que "as evidências científicas atuais não apoiam a alegação que o consumo imediato de proteínas no pré/pós treino melhora de forma significativa a força ou as adaptações hipertróficas causadas pelo treino… Na verdade o consumo adequado de proteínas ao longo do dia é o fator chave para a maximização dos ganhos de massa muscular”

E aí, vai continuar torrando seu dinheiro com suplemento caro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário