domingo, 18 de junho de 2017

CAFEÍNA ATRAPALHA A HIPERTROFIA?

Paulo Gentil
A cafeína é uma substância amplamente consumida devido aos seus efeitos estimulantes, ela está presente nos pré-treinos, bebidas energéticas, guaraná em pó... N...o entanto existe a hipótese de que a cafeína possa ser prejudicial ao ganho de massa muscular, por interferir em enzimas do eixo mTOR, o que se daria pelo aumento da ativação da AMPK, inibindo a Akt. Em resumo, a cafeína iria diminuir a síntese de proteína. Apesar desse efeito ter sido mostrado em laboratório, a relevância fisiológica é questionável, já que as doses usadas nesses experimentos seriam potencialmente letais em humanos. Então para ajudar a esclarecer a questão, o grupo Moore et al. (2017) fez testes em células isoladas usando doses fisiológicas de cafeína e também conduziu experimentos em animais. Nas células isoladas, as doses de cafeína que atingiríamos pela ingestão habitual não deram efeitos negativos na sinalização de hipertrofia e nem atrapalharam a ação da insulina. No estudo seguinte, ratos recebia cafeína (20mg/kg, o que daria umas duas xícaras de café) ou placebo e tinham seus músculos estimulados para ver o comportamento da via de hipertrofia. De acordo com os resultados, a cafeína não afetou nenhuma das vias bioquímicas de interesse e tampouco prejudicou a síntese proteica.
As implicações práticas disso são que a cafeína não parece ter efeitos negativos sobre a hipertrofia. Beleza! No entanto, isso não quer dizer que tomar cafeína seja a melhor coisa do mundo em curto, médio ou longo prazo. Os efeitos cardiovasculares potencialmente negativos, bem como a dependência e interferências metabólicas são bem conhecidos (para saber mais leiam os textos ou peguem aulas com @felipenassau). Assim como são conhecidos os potenciais efeitos ergogênicos em determinadas situações. O que eu quero dizer com isso? Nada! Apenas estou trazendo informações numa tarde comum de sexta-feira enquanto bebo meu café, sabendo que é um vicio um tanto problemático, mas também agora estou sabendo que não deixarei de ficar bem no selfie por conta dele!
(Paulo Gentil)
Moore TM, Mortensen XM, Ashby CK, Harris AM, Kump KJ, Laird DW, Adams AJ, Bray JK, Chen T, Thomson DM. The effect of caffeine on skeletal muscle anabolic signaling and hypertrophy. Appl Physiol Nutr Metab. 2017 Jun;42(6):621-629.

Nenhum comentário:

Postar um comentário