quinta-feira, 21 de julho de 2016

PARA QUE SOBRE DE DESCONFORTO ESTOMACAL EM TREINOS INTENSOS , O QUE EVITAR ANTES DOS TREINOS?

Paulo Gentil
Quem treina pesado já deve ter sentido desconforto gastrointestinal devido ao exercício, alguns chamam de dor na barriga, nós nas tripas ou simplesmente aquela ...vontade de chamar o Raul! Na maior parte dos casos, esses sintomas são inofensivos e temporários, mas existem casos em que eles podem gerar problemas mais graves, como gastrite hemorrágica e danos intestinais.
Apesar desse sintoma ser mais comum em atletas de endurance, quem já se aventurou pelos treinos intensos, de HIIT ou musculação, sabe o que estou falando. Esse incômodo pode dificultar a realização dos treinos e muitas vezes até desestimula a prática de atividades intensas. Então, para ajudar a entender e prevenir o fenômeno, trago dados de um artigo publicado pelo nutricionista Erick Prado (de Oliveira et al., 2014).
Umas das possíveis causas do desconforto seria a redução do fluxo sanguíneo para o sistema gastrointestinal, gerando diminuição da permeabilidade. Além disso, também parece haver alteração na motilidade gastrointestinal com retardo do esvaziamento gástrico. Portanto, cuidar da alimentação parece ser a melhor forma de contornar o problema. Em primeiro lugar, é importante se hidratar adequadamente, já que a desidratação é bem associada à incidência de problema. Outros pontos problemáticos são a ingestão de gordura, fibras, proteínas, frutose e bebidas com alta concentração de carboidratos. Ou seja, tudo que a galera da maromba gosta de comer antes de treinar (sorte que a maioria não chega nem perto de treinar intenso!).
Portanto, se você não quiser ter desconfortos, a recomendação é tomar especial cuidado com alimentos ricos em gorduras, proteínas e/ou fibras bem como com líquidos que sejam muito concentrados! Ou seja, se você vai treinar intenso, cuidado com essa coqueteleira cheia de whey/malto, barrinhas de proteína e vitaminas super mega power, pois elas poderão te trazer mais prejuízos do que benefícios. Lembre-se que a alimentação pré-treino não fará milagres e o importante mesmo é você ter uma boa alimentação ao longo de todo o dia e recuperação adequada, para chegar em condições de treinar adequadamente.
(Paulo Gentil)
de Oliveira EP, Burini RC, Jeukendrup A. Gastrointestinal complaints during exercise: prevalence, etiology, and nutritional recommendations. Sports Med. 2014 May;44 Suppl 1:S79-85. doi: 10.1007/s40279-014-0153-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário