quinta-feira, 28 de julho de 2016

ABDOMEN

Os exercícios de abdominais (ABD) devem ser realizados em variadas posições para estimular diversos os feixes musculares. Apenas flexão do tronco acaba sendo limitada, considerando que nós nos movimentamos em todos os planos e eixos, combinando diversos movimentos para as exigências diárias. Com isso, surgiram inúmeras variações com objetivo de estimular regiões específicas, embora tudo acabe se resumindo em flexão, rotação ou inclinação lateral.

O grande erro está em associar os exercícios de ABD à perda de gordura localizada. É sabido que queima de gordura ocorre de forma sistêmica (geral) e que a contração muscular de uma região específica não tem relação direta com o acúmulo de gordura local.

Ok! Mas eu estou ciente disto e quero apenas fortalecer o Core (núcleo do corpo). Como foi dito anteriormente, os exercícios de ABD devem ser realizados em variadas posições para estimular todos os feixes musculares. Entretanto, as pessoas acreditam que estas variações, ABD SUPRA, INFRA e OBLÍQUO, ativem exclusivamente uma região, o que incorre de mais dois erros gravíssimos: fracionar o treino de ABD e concomitantemente o aumento exacerbado do volume (exercícios, séries e repetições) de treino.

Clark e colaboradores (2003) compararam a ativação da região superior e inferior do reto abdominal em 6 diferentes exercícios no solo e com Bola Suíça e não observaram diferenças significativas entre as porções superior e inferior. Dessa forma, o fracionamento desse grupo muscular acaba não permitindo o tempo de recuperação adequado do músculo. Treinos volumosos, mais a falta de recuperação, estão associados a riscos de lesões por overuse e pode levar ao desgaste prematuro dos discos intervertebrais.

Temos que ter em mente que o músculo ABD é um músculo como outro qualquer, precisa ser estimulado, e mais do que isso, precisa da recuperação adequada para o seu desenvolvimento. 
Todos nós possuímos o "tanquinho", porém, para que ele seja visível, é preciso definição, definição = emagrecimento, e para emagrecer é necessário traçar estratégias como uma boa alimentação e um treino de qualidade. Lembre-se: abdômen se constrói na dieta. #

Nenhum comentário:

Postar um comentário