quinta-feira, 10 de março de 2016

SE NAO ESTOU MAIS SENTINDO DOR MUSCULAR JA ESTOU RECUPERADO?

É muito comum que os praticantes de Musculação (especialmente os mais jovens) ficarem ansiosos por treinar a mesma musculatura várias vezes na semana. Como parâmetro para saber se já são capazes de treinar novamente eles, em geral, utilizar a dor muscular tardia, ou melhor, a ausência de dor muscular tardia seria um indicativo que o músculo estaria pronto para uma nova sessão de treinamento. Mas será que a dor é um bom indicativo?
.
Um estudo de 2015 avaliou entre outras coisas a dor muscular tardia, dano muscular e Níveis de Força. O estudo verificou que o auge da dor muscular tardia se deu por volta de 48 horas após o treino (apenas 4 séries até a falha com 80% da carga máxima), porém os níveis CK, que é um marcador de dano muscular, estava ainda no seu auge 96 horas após a sessão de treino. Os níveis de força 96 horas após a sessão de treino ainda estavam abaixo do nível inicial.
.
Esses dados sugerem que mesmo que a dor muscular tardia tenha cessado a musculatura pode ainda não ter se recuperado totalmente não sendo recomendado que uma nova sessão de treino seja aplicada.
.
Esse estudo pode servir se base para a prescrição e divisão semanal de treino dos praticantes de Musculação e Treinamento Concorrente.
.
Prof. Rodolfo Raiol
@rodolfo_personal #aquiéciência
.
Pompermayer, M.G. Comparação entre o dano muscular induzido por exercícios de força: multiarticular vs. monoarticular. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) Escola de EducaçãoFísica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário