quinta-feira, 24 de março de 2016

OVO

Vamos falar do ovo novamente?
Aqui todo mundo já sabe que o ovo é uma excelente fonte de importantes nutrientes: proteína de alto valor biológico, fonte de vitaminas e minerais.
Mas vocês sabiam que se toda proteína ingerida na nossa alimentação tivesse a mesma qualidade da proteína do ovo, ao invés da necessidade de consumirmos aproximadamente de 0,8g de proteína por Kg de peso por dia, bastariam apenas 0,34g de proteína por kg de peso por dia? Williams (2002). Traduzindo em medidas caseiras, uma pessoa de 50kg precisaria consumir apenas três ovos por dia,(um pela manhã, tarde e noite), já que um ovo cozido tem 6,3g de proteína. Por isso, considero o ovo como a alimento mais perfeito da dieta humana. #comaovo rs

Considero um erro grave excluir da alimentação a gema do ovo, pois ela tem inúmeros benefícios para nossa saúde.
No estudo conduzido por Greene et al (2006), foram selecionados 42 indivíduos de ambos os sexos, e divididos em dois grupos. O Grupo 1 consumiu três ovos inteiros (640mg de colesterol), e o Grupo 2 consumiu uma espécie de substituto do ovo (O mg de colesterol). O resultado dos grupos após 30 dias mostraram que o aumento do LDL e do HDL não estão relacionados com um consumo de ovo elevado, assim como também verificaram aumento de carotenoides e aumento nos níveis de HDL, no grupo que consumiu 3 ovos inteiros, mostrando-se como fator de proteção contra DCV - Doenças cardiovasculares.
Tanto o ovo inteiro como a sua gema e clara causam demora significativa no esvaziamento gástrico, associado à redução da glicose plasmática e do pico de insulina. Os resultados do estudo de PELLETIER (1996) indicam que o consumo de ovo, especificamente da gema, pode ser interessante na regulação das variáveis metabólicas do metabolismo da glicose.
Recomendaria apenas o cuidado com a forma de preparo do alimento, considerando as melhores opções a forma cozida, poché ou mexido na água.
E ai? Tem sentido excluir a gema do ovo? Ou excluir o alimento por conta do colesterol?

Nenhum comentário:

Postar um comentário