quinta-feira, 10 de março de 2016

ABDOMINAL PARA TRINCAR A BARRIGA

Será que fazer muitos abdominais poderiam ajudar no processo de "trincar" o abdômen.

Depois de muito pensar ví que não poderia ajudar! E explico agora o porque.

A musculatura do abdômen é composta essencialmente por fibras vermelhas (de baixo limiar de excitação), isto é, elas são recrutadas com menores esforços que as fibras brancas! Isso é o que pensamos então ao prescrever um exercício mais leve e com muitas repetições, né?
Só que existem referências que mostram que os treinos mais curtos e mais intensos (ver Gentil, 2014) recrutaram mais fibras musculares vermelhas e brancas em treinos intensos que em treinos mais volumosos e mais leves.

Por isso devemos ter em mente que como um músculo esquelético devemos ter um processo de treino e DESCANSO adequado para o abdômen também, parando assim com a ideia de fazer abdominais todos os dias. Além disso, parar com a ideia de achar que devemos fazer 15 ou 30 minutos de exercícios abdominais. Deve-se lembrar que ao realizar tantas repetições desses exercícios você estará fazendo um volume altíssimo de treino para essa musculatura. Como já falado lá em em cima, fazer menos e com mais intensidade tem se mostrado mais eficiente!

Outro ponto interessante a ser lembrado é que não será um exercício específico que irá te emagrecer, e especialmente numa região determinada! O processo de emagrecimento é multifatorial! Isso quer dizer que depende de vários fatores!
Seria muito simplista dizer que fazer um tipo de exercício com muita quantidade você iria emagrecer!
Os exercícios abdominais são importantes para os programas de exercícios, contudo não são os "essenciais" para o emagrecimento!
Portanto, vamos planejar melhor suas sessões de treino, sua semana de treino e associar com sua dieta! Aí sim teremos os resultados mais evidentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário