quinta-feira, 24 de março de 2016

AGACHAMENTO OU AFUNDO?

Já falei bastante sobre afundo e agachamento e muita gente me pergunta qual dos dois seria melhor. Algumas pessoas dirão que o afundo poderia ser mais útil devido ao déficit bilateral, segundo o qual a força produzida com as duas pernas é menor que o somatório de cada perna individualmente (por exemplo, se você somar a carga de cada perna no afundo, será mais do que a do agachamento). Outros poder...iam sugerir que o agachamento permite uma maior carga total. Outros dirão que sentem mais...

Para ajudar na resposta, trago o estudo Speirs et al. (2016), que dividiu jogadores de rugby em um grupo que fazia agachamento e outro que fazia afundo. Ambos os exercícios foram feitos em uma gaiola, com limitação do ângulo de 100 graus no joelho, duas vezes por semana durante 5 semanas. Ao final, as avaliações de força, agilidade, velocidade, potência revelaram que não havia diferença entre os grupos. Ou seja, fazer agachamento ou afundo dava no mesmo!

Sei que as dúvidas normalmente são sobre resultados estéticos, mas usei esse estudo como exemplo para dizer que não há, nesse caso, um exercício melhor do que o outro. O exercício deve ser escolhido de acordo com os objetivos, características do praticante e as alterações que você deseja promover. Por exemplo, quando se faz afundo, é comum sentir mais conforto na coluna devido à menor retroversão da pelve. Também é comum que se mantenha uma maior frequência cardíaca pois se passa mais tempo trabalhando, isso pode ser bom para quem deseja simular um treino intervalado, mas também pode gerar maior fadiga central e prejudicar a intensidade no músculo de pessoas menos condicionadas.

Enfim, são ótimos exercícios e você poderá usa-los sem se preocupar com comparações. Mas, lembre-se, nada de fuleragem! Faça o básico! O professor pode ter vários motivos para escolher afundo ou agachamento, mas escolher afundo do passo do elefantinho, ginga de capoeira, colocar a barra em apenas um ombro, agachamento do sub-zero, na ponta dos pés e outros já não é uma questão de conhecimento e sim de falta dele!

(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário