quinta-feira, 17 de março de 2016

AVEIA ALIADA DA DIETA?

Quem tem andado comigo, ou me visto nos intervalos dos cursos, reparou que carrego um kit contendo aveia e castanhas. Isso começou quando descobri que minha vid...a estressante e irregular estava zoando meu metabolismo, o que me levou a procurar meu amigo, ex-aluno e nutricionista @felipenassau. (Sim, eu tenho nutricionista, pois apesar de estudar, pesquisar e até orientar Mestrado em Nutrição, não tenho habilitação nem competência para prescrever dietas, nem mesmo a minha!).
Na consulta, fui convencido a introduzir aveia em minha alimentação por questões técnicas e práticas. Uma das coisas interessantes da aveia é seu controle de saciedade, o que pode estar associado às beta-glucanas, que reagem com a água e retardam o esvaziamento gástrico, diminuem a área de contato dos alimentos com a parede intestinal, diminuem o pico glicêmico e aumentam a liberação de hormônios da saciedade.
Mas estou falando e aveia mesmo e não “coisas a base de aveia”. Nesse sentido, um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition por Rebelo et al.(2015) trouxe informações bacanas. Nele, 48 pessoas foram avaliadas após comer um café da manhã contendo aveia ou um sucrilhos da vida (sem glúten, com cereais integrais, enriquecido com vitaminas, bla bla bla...). De acordo com os resultados, a aveia levou à menor sensação de fome e maior saciedade por pelo menos 4 horas! Tanto que no almoço, os participantes ficavam livres para comer e, quando o café da manhã tinha aveia, a ingestão calórica total era menor.
Isso não quer dizer que aveia vai fazer milagres! Mas certamente é um alimento que pode ter bastante utilidade, especialmente quando vem em substituição a opções menos saudáveis ou é introduzido para minimizar o estrago de algumas comidas, tipo aquela tigela de açaí cheia de xarope de guaraná! Converse com seu nutri!
PS: o estudo foi patrocinado pela Pepsico, dona da Quaker, mas ela também faz porcarias que podem ser substituídas pela aveia, portanto, é um conflito que não parece ser tão limitante...
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário