quarta-feira, 2 de setembro de 2015

STIFF.... JOELHOS FLEXIONADOS OU ESTENDIDOS?

Como os músculos trabalham em posição alongada, são comuns os baixos valores de atividade eletromiográfica e pouca sensação de "queimação" no stiff, o que faz m...uita gente se questionar se ele seria realmente bom para posteriores e glúteos. No entanto, por mais que tais fatores não sejam tão evidentes, o alongamento favorece a incidência de microlesões (como pode ser sentido no dia seguinte), que é um dos sinalizadores de hipertrofia. Aliás, a possibilidade de usar cargas altas em grandes amplitudes faz com que o stiff seja muito bem aproveitado em treinos tensionais!
Sobre manter joelhos flexionados ou estendidos, pensando no trabalho de posteriores de coxa, recomendo mantê-los estendidos. Como esses músculos se originam no quadril e se inserem na tíbia, a flexão de joelhos causaria perda de tensão. E o fato da barra descer mais é ilusório, já que a maior descida apenas compensa o encurtamento provocado pela flexão de joelhos. No fim das contas, o limite sempre será comprimento final do músculo.
Com relação ao glúteo, como ele se insere no fêmur, a flexão de joelhos não mexe com ele diretamente, mas poderia aumentar sua tensão em relação aos posteriores, já que haveria mais flexão de quadril.
Mas, independente das pernas estendidas ou flexionadas, lembre-se que no stiff não há movimento dos joelhos (até por esse motivo, a questão de proteção dos joelhos, com sua flexão, perde um pouco o sentido). Caso os joelhos flexionem e estendam, o exercício seria o levantamento romeno, um meio-termo entre o levantamento terra e o stiff. Que não é um exercício ruim, apenas não é stiff!
Juntando essa recomendação com o post anterior, a dica é fazer o stiff com joelhos estendidos e descer até onde consiga preservar a curvatura lombar e, lembre-se, amplitude máxima é uma questão individual. Ah, antes que alguém encha o saco, essas são orientações gerais e exceções são exceções.
So para lembrar, os interessados poderão ver mais, inclusive os artigos, no curso online "Eficiência e segurança nos exercícios de membros inferiores" com a Instituto Cefisa- Cursos de Fisioterapia (http://cefisaies.com.br/…/eficiencia-e-seguranca-nos-exerci…, o link para comprar com desconto é http://migre.me/qW8A6).
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário