sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MUSCULO GRANDE OU PEQUENO? QUEM NAO OUVIU FALAR?

O "tamanho do músculo" ainda é utilizado por alguns profissionais para determinar a quantidade de exercícios por grupo muscular numa sessão de treino. Foi assim que surgiu o famoso 5 para peito e 4 pra tríceps, 5 para costas e 4 para bíceps ou aquela história de que músculos pequenos necessitam de menos carga e mais repetições. .

Você já mediu(comprimento, largura e espessura) do seu peitoral/dorsais e seu tríceps/bíceps para ter certeza que deve se basear em seus tamanhos para aplicar exercícios e volumes de séries maiores para determinado segmento do corpo? .

Em 2007 foi publicado no Journal of Biomechanics um estudo interessantíssimo, que avaliou por ressonância magnética o volume(cm3) de 32 músculos superiores de 10 indivíduos, homens e mulheres. Nele, Holzbaur e colaboradores verificou por exemplo, que o tríceps braquial é 27% maior que o peitoral. Se selecionarmos o bíceps e o braquial, principais músculos que dão volume ao braço, juntos são 10% maiores que as dorsais. Os deltóides se destacam em primeiro lugar e chega a ser 30% maior que o peitoral e 45% maior que as dorsais. .

Se fôssemos tomar isso como parâmetro, seria totalmente ao contrário. Então quer dizer que devemos dar mais estímulos para tríceps e bíceps? Errado! A dimensão do músculo não é fator determinante para estipular o número exercícios ou séries por músculo! Independente do seu tamanho, se estimulado de forma correta e ao seu máximo, ele responderá e terá as mesmas adaptações de um grupo muscular menor. .

Por que a perna que envolve muitos e grandes músculos, treinamos com um volume de exercícios e séries maiores? Simples! Você chega a falha num agachamento? Sua perna trava no Leg? Dificilmente! As vezes por falta de auxílio ou de segurança. Se não conseguimos atingir o máximo da intensidade, aumentamos o volume do treino para compensar. .

Quem diria que nosso deltóide ou até mesmo o tríceps são maiores que o peitoral? Estudos como esse nos fazem repensar literalmente que nem tudo que parece ser o que é, é, e tomar decisões com base no senso comum, poderá aumentar suas chances de insucesso e te deixar mais longe de seus resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário