sexta-feira, 28 de agosto de 2015

TREINAMENTO PARA A SAUDE, TEM QUE PEGAR PESADO?

Tenho livros sobre Emagrecimento e Hipertrofia e falo muito desses temas por aqui. Mas, para ser sincero, o maior retorno humano que tenho é quando consigo melh...orar a saúde das pessoas. Inclusive, tenho muita satisfação em dar aulas sobre Grupos Especiais nos cursos Brasil afora. Algo bem legal é que muitos conceitos aplicados para estética e performance podem ser bem adaptados para promoção de saúde, como é o caso do emprego de treinos de alta intensidade!
O italiano Antonio Paoli (aguardado ansiosamente por aqui em novembro!) tem um estudo muito bacana, com pessoas destreinadas, com sobrepeso e idade média acima de 60 anos. O estudo comparou um protocolo aeróbio (40' a 50% da frequência cardíaca de reserva - FCR) e circuitos de musculação de intensidade baixa (8' de esteira a 50% FCR + musculação com 15 repetições máximas - RM) e alta intensidade (2 séries de 3' a 50% seguidos de 1' a 75% da FCR + musculação com 6RM). Tudo sem modificações na dieta. O senso comum nos diria para colocar idosos destreinados para pegar leve, ao mesmo tempo em que nos faria achar estranho coloca-los para treinar com altas cargas e poucas repetições, certo? Mas e o que a Ciência nos diz?
Bem, os resultados do estudo mostram que os grupos que fizeram musculação emagrecerem mais do que o que fez aeróbio, sendo que a alta intensidade levou à maior perda de gordura. Agora, o mais legal! As quedas na pressão diastólica, colesterol total, LDL e triglicerideos também foram maiores nesse grupo, bem como, os aumentos do HDL! Ou seja, a maior parte dos parâmetros melhoraram mais para quem treinou pesado! Então chega de confundir bom senso com senso comum. Vamos começar a usar nossos cérebros e treinar com intensidade e inteligência!
Lembrando que semana que vem apresentarei um curso sobre Tópicos Avançados em Musculação em Belo Horizonte pela Estimulo de Idéias, no qual tratarei diversos temas relacionados à saúde e doenças, informações no (31) 8705-0845,http://www.estimulodeideias.com/index.php/cursos ou alexandre@estimulodeideias.com.br!!
(Paulo Gentil)
Paoli A, Pacelli QF, Moro T, Marcolin G, Neri M, Battaglia G, Sergi G, Bolzetta F, Bianco A. Effects of high-intensity circuit training, low-intensity circuit training and endurance training on blood pressure and lipoproteins in middle-aged overweight men. Lipids Health Dis. 2013; 12(131).

Nenhum comentário:

Postar um comentário