sexta-feira, 18 de setembro de 2015

IDOSOS

Embora haja exceções, estudos têm demonstrando que as pessoas estão cada dia menos fisicamente ativas. O mesmo é verdadeiro para crianças, adultos e idosos! Estes últimos, inclusive, têm recebido bastante atenção, e a quantidade de possibilidades aumenta diariamente. No entanto, ao mesmo tempo, as limitações e barreiras para a prática também aumentam! Previamente, indiquei que profissionais de Educação Física deveriam investir mais tempo pensando em alternativas prazerosas para as pessoas se tornarem ativas. Prazerosas e, talvez, divertidas.

Observou-se que a realização de 150 min por semana (30 min por dia, de segunda à sexta-feira) de atividades físicas (500-1000 MET-min por semana) reduz a mortalidade de 20% a 30%! Mas parece que isto não é suficiente para as pessoas se tornarem ativas, e aproximadamente 60% dos idosos não conseguem cumprir 150 min/sem. Por isto têm surgido diferentes argumentos, inclusive o de que o HIIT pode ser uma estratégia temporalmente eficiente. Afinal, se a pessoa acha que não tem 30 min por dia para fazer atividades físicas, 5 a 10 min de exercícios intermitentes de alta intensidade seriam suficientes.

Por que estou falando tudo isto? Uma metanálise, que acabou de ser publicada e que considerou inclusões de mais de 120 mil idosos (>60 anos), investigou a relação entre atividade física moderada-vigorosa e risco de morte neste grupo populacional. A média dos acompanhamentos foi de 9 anos, e neste período ocorreram mais de 18 mil mortes.

Os autores estratificaram estes sujeitos em 4 grupos: inativos, pouco ativos (1 a 499 MET-min), moderadamente ativos (500 a 999 MET-min) ou muito ativos (>1000 MET-min). O legal do estudo? Os autores observaram que realizar apenas uma PEQUENA dose de atividades físicas moderadas-vigorosas pode diminuir o risco de morte em 22%! E cumprir mais que 1000 MET-min reduz o risco em 35%. Ah, o quanto seria uma PEQUENA DOSE de atividade física MODERADA-VIGOROSA (não vale caminhada!)? 75 minutos por semana, ou 15 min por dia, de segunda à sexta-feira... Ou, então, 25 min por dia, 3 vezes por semana. Por fim: atividade moderada-vigorosa! Ah, e isto foi para idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário