quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ZONA DE QUEIMA DE ...... TEMPO?

O treino intenso é muito mais favorável do ponto de vista metabólico e economiza muito o tempo! Por isso sou um grande fã de HIIT e outros treinos intervalados.

O @eduportosantos escreveu esse excelente post explicando:
Esqueça a "Zona de Queima de Gorduras"! Possivelmente uma dúvida deve pairar naqueles que escutam isso. . "Se meu objetivo é emagrecer, e para tal preciso 'queimar' Gorduras, então porque não devo me exercitar na intensidade em que meu corpo prioriza a oxidação de Gorduras? "
.

A intensidade que nosso corpo oxida mais Gorduras durante o exercício, a chamada FATmáx, é de leve a moderada, algo entre 65% (atletas de endurance) e 46% Vo2max (não atletas), o que corresponde à caminhada rápida, ou corrida leve. Entretanto, Guo et al. (2000) observaram que exercitar-se nessa intensidade, não resulta na redução da #gordura intramuscular. Os autores afirmam que o exercício é tão leve que a gordura é oxidada e reposta durante o esforço. Se com a gordura que já está dentro do músculo ativo, pronta para ser oxidada ocorre isso, imagina com a gordurinha localizada que depende de várias reações enzimáticas e transporte, até ser finalmente degradada nos músculos ativos? .

Ao se exercitar em intensidades elevadas (>85% Vo2max), nosso corpo prioriza a utilização de Carboidratos (CBO) como fonte de energia para contração muscular.
Isso quer dizer que intensidades bem acima do #FATmáx podem até não priorizar a oxidação de Gorduras durante sua execução, entretanto, a necessidade imediata de repor os estoque de CBO e reparo do tecido muscular no pós treino, demanda bastante #energia. .

Além disso, Kimber, et al. (2003) verificaram que essa oxidação de Gorduras no pós treino durou mais de 18hs, e, mesmo ingerindo uma refeição rica em CBO após o exercício, a #oxidação de Gorduras permaneceu alta. Como já dizia Schoenfeld (2011): "quanto mais carboidratos você" queimar" durante o exercício, mais gordura será oxidada no pós exercício!" .

(bruno Fischer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário