quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TREINAMENTO PARA IDOSOS

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou cerca de 4 anos na última década, segundo o IBGE. Concomitantemente as doenças relacionadas ao envelhecimento também cresceram. Problemas cognitivos, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, degenerações ósseas e câncer têm dificultado e muito a vida destes idosos. Para todos estes problemas, o treinamento de força, bem orientado, se mostrou eficaz de prevenir ou atenuar os efeitos nocivos destas doenças.

Galera, idade não é uma restrição!!! Pessoas acima de 60 anos DEVEM praticar treino de força INTENSO!! Para os que ainda têm medo, sugerimos a leitura do artigo “Age does not affect exercise intensity progression among women.”, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research em 2010. O estudo comparou o mesmo protocolo de treinamento para dois grupos de mulheres, um jovem e outro de idosas. As avaliações de força muscular mostraram que as mulheres idosas ganharam força na mesma proporção que as mulheres jovens (entre 15 e 38%), e o mais importante, durante o treinamento não ocorreram lesões, dores musculares ou articulares patológicas e não houve intercorrência cardiovascular.

Então, se você é idoso e tem receio de treinar intenso com medo de se lesionar, não tenha mais!! Mas se você é professor, e ainda sujeita seus alunos idosos a treinos submáximos, apenas por eles serem idosos, está na hora de você rever seus conceitos... Idade não é restrição!! Treine Consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário