sexta-feira, 11 de setembro de 2015

QUER EMAGRECER?


Em nossos cursos, repetimos sistematicamente que a condição essencial para que o exercício possa ser eficaz no auxílio ao emagrecimento, é a INTENSIDADE.

Baseados nas alterações fisiológicas provocadas por exercícios intensos, já somos capazes de afirmar que quanto mais intenso o exercício, mais benefícios ele trará para o processo de emagrecimento.

Exercícios intensos provocam alterações mais positivas no QR, EPOC e na taxa metabólica de repouso quando comparados a exercícios com menor intensidade.

A musculação bem orientada é sabidamente um método de treino extremamente intenso, gerando assim, as adaptações citadas acima.

Isso quer dizer que musculação emagrece?? Claro que sim!! Estudos como o da Cynthia Gillete de 1994, mostram que a musculação se mostrou mais eficaz em alterar positivamente o QR e o EPOC quando comparado com o exercício aeróbio de moderada intensidade.

Mas o exercício aeróbio não pode ser intenso também? Pode! Existem duas maneiras para deixar os exercícios aeróbios mais intensos, aumentando a velocidade ou a carga de trabalho, fazendo-se necessário o uso de intervalos para que se possa continuar o estimulo (HIIT), ou aumentar o volume de treino.

Segundo o American College seriam necessários 250 minutos semanais para que o aeróbio continuo possa gerar adaptações positivas para o emagrecimento. Vamos falar sério, quantas pessoas vocês conhecem que tem, disponibilidade, saúde e paciência para fazer 5 treinos aeróbios de 50 minutos semanais?? E antes que apareçam os “São Tomé” e afirmem que nunca viram ninguém emagrecer com musculação, sugerimos dois estudos OBSERVACIONAIS. O estudo de Tremblay de 1994, que observou 2623 pessoas de ambos os sexos e encontrou que pessoas que se exercitavam mais intensamente apresentavam menos gordura subcutânea e menor relação cintura quadril e corroborando com Tremblay, o estudo de Mekary, publicado em 2014, observou 10500 homens e encontrou que os homens que praticavam musculação tinham uma menor circunferência abdominal que os que praticavam exercícios aeróbios.

Treine Consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário