quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EMAGRECIMENTO RAPIDO

As pessoas, em geral, levam anos em uma vida desregrada e creem que tudo será revertido em um passe de mágica! Nessa, espertalhões aproveitam e fazem promessas ...agradáveis aos ouvidos, mas absurdas para o cérebro. É um tal de queimar gordura por 48 horas, farinha que seca barriga, gel que derrete gordura, morte de banha por congelamento... e tudo isso acompanhado de dietas extremamente restritivas.
No entanto, a pressa pode te prejudicar. Estudo norueguês comparou os efeitos de uma dieta destinada a perder 0,7% e outra 1,4% do peso por semana em atletas, ambos acompanhados de musculação voltada para o ganho de massa muscular. Ao final, a média de perda semanal foi de 0,7% e 1%, ou seja, a perda lenta cumpriu a meta, mas a perda rápida não, o que reflete a dificuldade de cumprir metas mais audaciosas.
Ao final, os dois grupos perderam ~5,6% do peso inicial, sendo que o grupo da estratégia mais agressiva demorou 5,3 semanas em média, contra 8,5 do mais comedido. Apesar da perda de peso ter sido similar, o grupo com perda mais lenta perdeu 50% mais gordura que os apressadinhos e ainda ganhou massa magra (2,1 vs -0,2%). Apesar de a musculação ter conseguido segurar a perda de massa magra, devemos lembrar que se a dieta não fosse acompanhada de exercício ou fosse acompanhada de atividades de baixa intensidade, certamente a história seria outra. Aí, além do problema estético de ficar muximbenta, ainda tem o problema da sustentabilidade, pois ocorreria queda no metabolismo, facilitando o reganho de peso (efeito sanfona).
Então, queridos, se virem selfies de resultados absurdos em pouco tempo, ainda com ganho de massa muscular, duvide! Aspargos, batata doce, pipoca, BCAA... não conseguem fazer isso, vai por mim! Tenha calma e use a cabeça, assim será mais fácil emagrecer e permanecer magro!
PS: cursos de Emagrecimento em São Paulo (4/10- institutocefisa@outlook.com), Rio Branco/AC (10/10 - joaojrpersonal@hotmail.com) Recife (24/10 - sportrecife@hotmail.com).
(Paulo Gentil)
Garthe I, Raastad T, Refsnes PE, Koivisto A, Sundgot-Borgen J. Effect of two different weight-loss rates on body composition and strength and power-related performance in elite athletes. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2011 Apr;21(2):97-104.

Nenhum comentário:

Postar um comentário