quinta-feira, 13 de julho de 2023

MUSCULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA CONTROLAR O APETITE

 O controle do apetite é algo muito difícil e delicado. Muitas vezes temos compulsões ou passamos por situações que nos levam a comer além do necessário ou buscar alimentos que não são saudáveis. Isso pode prejudicar muito nossa saúde e nossa estética. A musculação, no entanto, pode ser uma grande aliada nesse processo.

Nesse sentido, Liu et al. (2023) verificaram que tanto treinos com cargas altas e baixas promovem redução no apetite, com reduções nos níveis de grelina (hormônio que aumenta o apetite) e aumento nos níveis de PYY (peptídeo que reduz o apetite). Dados similares foram encontrados em pessoas obesas por Ataeinosrat et al. (2022) ao reportar aumentos no GLP-1 (aquele “copiado” pelo Victoza, Saxenda, Ozempic, etc.), mas aqui os treinos mais intensos, no estilo treino intervalado ou circuito foram melhores. Interessantemente, Freitas et al. (2021) haviam reportado que o treino de corpo todo reduz mais o apetite do que treinar grupamentos musculares específicos, o que parece ser devido ao maior estresse metabólico e central. Então vamos às recomendações.
Se você busca uma ajuda para controlar o apetite, ou mesmo uma compulsão alimentar, recomendo que faça musculação. Para que os resultados sejam ainda melhores, faça treinos intensos do ponto de vista metabólico que exercitem vários músculos no mesmo dia. Outra sugestão são os que misturam tiros e musculação, tipo alternar os exercícios de musculação com corridas, bicicletas ou corda naval. No entanto, lembre-se que isso não precisa ser exagerado, um treino desses bem feito pode durar entre 20-40 minutos e cumprirá sua função, ok? Para ver mais sobre esse tipo de treino, dê uma olhada nas aulas sobre musculação e emagrecimento no Nerdflix e, caso queira ver os artigos, dê um pulo no meu grupo do Telegram.
E, caso tenha dúvidas, deixe sua mensagem aqui!!
Doi: 10.1016/j.appet.2022.106428, 10.3389/fphys.2022.827335, 10.1519/JSC.0000000000003192

Nenhum comentário:

Postar um comentário