quarta-feira, 26 de julho de 2023

EXERCÍCIO TORNA PARTO MENOS SOFRIDO PARA MÃES E FILHOS

 Antes, era comum vermos grávidas com medo de se exercitar, pois acreditavam que o exercício poderia prejudicar o feto. No entanto, a Ciência vem consistentemente demostrando que o exercício tem efeitos importantes para mãe e bebê. No caso da mãe, temos prevenção de depressão, diabetes gestacional, diástase, dores musculoesqueléticas, melhoras circulatórias etc. O bebê tem com melhoras no humor, controle de peso, estresse oxidativo, metabolismo de glicose, circulação, sistema nervoso central e outros. Quem se interessar, por favor, confere as aulas sobre gestantes no @nerdflix_br .

Sobre o parto, as evidências mostram que exercícios podem torná-lo menos traumático e mais saudável. Nesse sentido, Baena-Garcia et al. (2023) colocaram 86 mulheres a partir da 17 semana de gestação para fazer 3 sessões semanais de musculação e aeróbio e as compararam com um grupo controle. A quantidade de cesariana foi 19% para o grupo que se exercitou contra 30% no controle e só houve necessidade de cesariana por sofrimento fetal para quem não fez exercício!! Os resultados revelaram ainda que o primeiro estágio do parto (que vai das contrações à dilatação do colo) aumentou 81min para quem se exercitou, com uma redução de 30min no segundo estágio (que vai até o nascimento do bebê), sugerindo menor sofrimento para mães e filhos!
Aqui, posso dar meu relato, como quem trabalhou com muitas gestantes. Comumente, nossas alunas chegavam ao hospital com dilatação avançada e poucas dores. Lembro de casos em que a equipe se assustava pois a futura mãe chegava com quase 10cm de dilatação, caminhando numa boa e com ótimo aspecto. Além disso, o tempo em trabalho de parto também costumava ser menor, bem como a recuperação pós parto.
Mensagem importante para transmitir a todos que desejam ter uma gravidez saudável e um parto menos sofrido para mães e filhos!! Para quem desejar, o artigo estará no meu grupo do Telegram.
Doi: 10.1111/sms.14298

Nenhum comentário:

Postar um comentário