quinta-feira, 13 de julho de 2023

ARCO PLANTAR MUSCULOS DO PÉ E POSTURA

 De vez em quando vemos uma turma descalça na academia, o que já é bizarro! Mas eu já vi coisas mais “avançadas”, como o pessoal descalço enrolando toalhas com os pés ou tentando “agarrar” o chão com os dedos. As alegações são que isso trabalhe o arco plantar ou fortaleça os flexores dos dedos dos pés.

Você já viu isso?
Pois bem, Koyama & Yamauchi (2023) colocaram homens jovens para fazer um treinamento multicomponente por 12 semanas contendo exercícios de força e equilíbrio direcionados para músculos dos pés e das pernas. Houve avaliação da força dos flexores dos dedos dos pés, do arco plantar e controle postural. Ao final, não houve mudança no arco plantar (algo que eu já havia falado na aula do Nerdflix sobre calçados), mas a força dos flexores dos dedos dos pés aumentou 32%.
Opa, será que isso teve alguma influência no equilíbrio? E a resposta é... NÃO! As análises revelaram que as alterações na força dos dedos do pé não tinham associação com controle postural. Lembro que esses mesmos autores já haviam feito um estudo transversal e não verificaram associação entre controle postural, arco plantar ou força dos dedos dos pés. Ou seja, já havia concluído que essa pedolatria não vai ajudar a melhorar a postura. Agora, eles adicionam mais uma informação: treinar os pés é bobagem!
Então, meus queridos, não vejo nenhum sentido em ficar pagando esse mico de ficar descalço trabalhando os dedos dos pés. A não ser, é claro que você seja tão fã de pagar mico que até ache que vai conseguir usar seus pés para pegar objetos e se pendurar de ponta-cabeça... como um mico!
Doi: 10.1080/17461391.2022.2050950
Todas as reações:
Ivanize Bragante e Marília GN

Nenhum comentário:

Postar um comentário