quarta-feira, 26 de julho de 2023

EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO NO TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUIMICOS

 O exercício é “vício do bem”, pois libera substâncias psicoativas que podem produzir efeitos que se aproximam de drogas lícitas e ilícitas o que, pode ajudar muito no combate aos vícios do mal!

Por exemplo... há estudos verificando que o exercício reduz o desejo pela droga em dependentes de metanfetaminas, além de aumentar a saciedade e redução da fome (Zhou et al. 2021).
🤩Mas a coisa pode ser ainda melhor!
Algumas drogas, como as citadas metanfetaminas podem promover danos graves no organismo, especialmente no coração. E, novamente, o exercício pode ser uma boa! Eu e @dancosta86 participamos de um estudo em que expusemos ratos à anfetamina e os colocamos para fazer treinamento intervalado (Shahrabadi et al., 2022). Como esperado, verificamos que a exposição à metanfetamina promoveu danos ao coração, com aumento dos marcadores de morte das células cardíacas. No entanto, a realização do exercício por 21 dias conseguiu reverter esses marcadores fazendo com que o coração se aproximasse aos de animais que não tinham sido expostos à droga!
Veja os benefícios que um dependente químico poderá obter treinando:
✅Auxílio no combate ao vício
✅Reduz a possibilidade de compensar na comida e ganhar peso
✅Reverte danos aos órgãos causados pelas drogas
✅Melhora a capacidade física, ajudando na qualidade de vida e saúde geral
Corram no meu grupo do Telegram para ler o artigo, ele está muito bacana!
doi: 10.1249/MSS.0000000000002723; 10.3390/ cimb44070209

Nenhum comentário:

Postar um comentário