quinta-feira, 13 de julho de 2023

QUAL O MELHOR TENIS PARA CORRIDA

 As roupas

👕 e materiais para prática de atividade física viraram um mercado incrível. Antes, o exercício era feito com as roupas e calçados velhos, hoje você facilmente paga mais caro no vestuário fitness do que em uma roupa de festa.
Vejam o caso dos tênis!👟 Não é difícil ver tênis de corrida de marcas famosas custando mais de R$1.000, o que vem com várias promessas, como amortecer impacto, dar propulsão, corrigir passada, etc. Mas será que tudo são vantagens?
O grupo de Malisoux et al. (2020), verificou que pessoas que usam calçados de solados mais macios possuem menor risco de lesões em relação aos que usam tênis mais rígidos. Mais adiante, o mesmo grupo analisou as consequências dos diferentes tipos de tênis em aspectos da corrida em 41 atletas (Malisoux et al., 2023). Os mesmos corredores🏃 foram avaliados usando dois diferentes tipos de calçados, mais macios ou mais rígidos (35% de diferença no amortecimento no calcanhar). Os resultados mostraram que não houve diferenças no impacto vertical (o que é contraintuitivo), e tampouco na questão da eversão/inversão do tornozelo ou características da passada (ponto de contato com solo, amplitude, frequência, etc). No entanto, houve diversas alterações biomecânicas, especialmente no tornozelo, com os calçados mais rígidos. Com base nisso, os autores sugerem que o uso de calçados mais rígidos parece gerar maior sobrecarga no sistema musculoesquelético, especialmente no tornozelo, o que pode explicar o aumento do risco de lesões no médio a longo prazo. Porém, eu reforço que o calçado não promoveu muitas das alterações prometidas, como a “correção” de passadas.
Assim, respondendo à pergunta inicial, sugiro que compre um calçado confortável, macio e com um bom sistema de amortecimento. Não precisa ser o mais caro da loja, mas lembre-se que o bom material pode fazer uma grande diferença no risco de lesões e na possibilidade de você se manter ativo ao longo dos anos.
Doi: 10.1080/17461391.2021.2023655

Nenhum comentário:

Postar um comentário