sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

EXERCÍCIO TEM MESMO EFEITO QUE ANTIDEPRESSIVO

 Lembra das aulas sobre Saúde Mental no @Nerdflix.br ?

Lá expliquei detalhadamente a questão da depressão, ansiedade e outros problemas que afetam a população, bem como as diversas formas de tratamento. Entre elas, o exercício tem se destacado por produzir ótimos efeitos, com baixo custo e sem efeitos colaterais. Aliás, os efeitos colaterais são desejáveis, já que aumentam a capacidade física e melhoram a composição corporal, melhorando a saúde geral e longevidade.
Para se ter ideia do quanto o exercício é bom, vamos olhar uma revisão de Recchia et al. (2022) com um total de 21 artigos e 2551 participantes, onde se comparou os efeitos dos antidepressivos, exercício ou combinar ambos em adultos com depressão não severa. Todos os tratamentos foram eficientes em reduzir os sintomas depressivos, sendo a diferença média padronizada em comparação ao controle de 0,33 para os remédios, 0,45 para o exercício e 0,45 para a combinação de remédio e exercício. Apesar da tendência do exercício e a combinação produzirem maiores efeitos que os remédios sozinhos, a diferença não foi significativa. Assim, segundo os autores, o exercício tanto pode ser usado como uma alternativa aos medicamentos quanto como um recurso adicional no tratamento da depressão.
Bom saber, né!? Corre para o Nerdflix e veja as aulas sobre depressão, tenho certeza que elas abrirão muito sua cabeça e ajudarão a aprender como usar o exercício para ajudar cada vez mais pessoas!
Acesse: https://nerdflix.paulogentil.com/
ou através do link na Bio!
doi:10.1136/bjsports-2022-105964

Nenhum comentário:

Postar um comentário